Projeto cultural de Canaã dos Carajás ganha apoio da Fundação Itaú Social

Continua depois da publicidade

Milhares de crianças e adolescentes em Canaã dos Carajás terão, já nos próximos meses, um grande incentivo à cultura. O projeto “Núcleo de Iniciação Cultural na garantia de direitos” nasce com a missão de incentivar os jovens canaenses em várias práticas culturais, além de promover a inclusão social. A iniciativa é da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (FUNCEL), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

De forma inédita, o programa cultural recebeu o apoio da Fundação Itaú Social. O CMDCA foi o responsável pelo auxílio na captação do recurso. “Somente quatro cidades em todo o Brasil foram contempladas com esse apoio e Canaã dos Carajás é a única da região norte. Estamos muito felizes com isso. É a primeira vez, desde que a Funcel foi criada, que nós conseguimos uma captação externa de recursos” explicou Cleides Pimenta, atual diretora de cultura no município.

O projeto é voltado para crianças entre 7 e 17 anos que estão em situação de vulnerabilidade social. Entre as atividades previstas, estão oficinas de artes visuais, como pintura e grafismo, música, danças, teatro e cultura popular regional. A duração inicial do programa é de 12 meses, mas poderá ser renovado: “Há uma exigência que se cumpra todos os critérios. Caso consigamos cumprir, já estaremos concorrendo à renovação do apoio. Vamos trabalhar para que tudo dê certo e que esse projeto dure por muitos anos” explicou Pimenta.

Para o início das atividades, os bairros Paraíso das Águas, Novo Brasil I e II e Residencial Canaã são os primeiros alvos. Além deles, a Funcel já estuda a possibilidade de incluir o Vale da Benção no programa: “Nossa ideia é realmente trabalhar nos bairros com maior vulnerabilidade social. Estamos tentando encontrar um lugar com tamanho ideal para abrigar as nossas atividades no Vale da Benção” disse a diretora.

Conforme disse Pimenta, a iniciativa já está a todo vapor e cumprindo as etapas exigidas pela fundação: “Já queremos começar as nossas atividades nos próximos meses. Em breve já faremos o processo de levantamento de licitação dos materiais e a busca de profissionais para as atividades. Em Canaã, nós já trabalhamos com o Núcleo de Iniciação ao Esporte (NIES) e o NIC faz parte do nosso Plano Municipal de Cultura. Esse é o primeiro passo para um grande trabalho de políticas culturais.

Por fim, a diretora explicou que o programa não é voltado apenas para as crianças. De acordo com ela, os pais também serão beneficiados com palestras relacionadas à cultura, garantia de direitos e questões sociais.