Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Tucuruí

Qualidade de vida de pacientes oncológicos é tema de campanha em Tucuruí

Campanha também objetivou esclarecer sobre os direitos dos pacientes para obtenção de benefícios sociais junto ao INSS

Uma parceria entre a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vítor Moutinho (Unacon) e a Secretaria de Assistência Social do município de Tucuruí está ajudando a transformar para melhor a vida de cerca de 40 usuários oncológicos que tiveram a oportunidade de fazer inscrição para cadastro único  do governo federal, que é o primeiro passo para requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e assim obter a concessão de vários benefícios sociais do INSS, entre eles, o passe livre.

A campanha foi realizada nos dias 15 e 16 na sede da Unacon, a partir  da constatação de que o elevado índice de 50% de absenteísmo no tratamento oncológico deve-se, por exemplo, as causa sociais, entre elas, a falta recursos para transporte até o local do tratamento.

Thiarle Dassi, diretor executivo da unidade, a maioria dos pacientes não tem benefícios de assistência à saúde, sendo muito carentes. Desta constatação surgiu a proposta da parceria para proporcionar melhor qualidade de vida para os usuários, por meio de uma assistência oncológica e de benefícios junto ao INSS.

A falta de informação ainda é um dos fatores que acabam por causar uma série de entraves na vida desses pacientes. “A campanha também teve o objetivo de levar esclarecimentos sobre os direitos e deveres para obtenção de benefícios sociais junto ao INSS”, explicou o diretor.

Veja também:  Polícia Federal deflagra Operação Espúrio em Belém

O BPC é garantido pela lei 8805 de 2016, que integra a proteção social básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Portanto é obrigatório a inscrição no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, tanto para a concessão do BPC, quanto para a manutenção e revisão do benefício.

Segundo o coordenador do Cadastro Único em Tucuruí, Francineudo de Oliveira, as pessoas que já recebem o benefício ou querem requerer o BPC e, que não são pacientes da Unacon, podem se dirigir de segunda a sexta ao prédio da Assistência Social, de 8h às 14h.

A campanha agilizou a efetivação do cadastramento no mesmo local onde os usuários vão em busca de atendimento médico, assim, estes pacientes são poupados de se deslocar até a unidade da Assistência Social para solicitar o serviço junto ao INSS.

Um dos beneficiados pela ação conjunta foi o usuário  na Albertino de Sena Ferreira,64, que faz tratamento para câncer de próstata com a equipe multiprofissional da Unacon. “Vim para consulta de acompanhamento e fui surpreendido com essa campanha. Com um tiro só eu matei duas caças”, fez analogia ao obter dois benefícios em único lugar.

Deixe uma resposta