Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!

Rapidinhas

Siderúrgica
O diretor-executivo do grupo argelino Cevital, Issad Rebrab, confirmou ontem (8) ao presidente da República, Michel Temer, que a empresa irá construir uma siderúrgica em Marabá. De acordo com ele, o investimento da Cevital, que adquiriu da Vale o projeto Alpa, está estimado em R$ 4,5 bilhões.

Siderúrgica II
A primeira previsão da argelina Cevital para instalar uma siderúrgica em Marabá no lugar do projeto Alpa, da Vale, era dezembro deste ano. Mas diante de várias barreiras burocráticas que precisam ser desfeitas, o cronograma divulgado em março deste ano, em Marabá, “furou” e agora a empresa prevê que as obras civis iniciem apenas em dezembro de 2017, isso se todas as burocracias forem resolvidas dentro de um cronograma montado juntamente com o governo do Estado.

Siderúrgica III
Entre eles estão a viabilização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Marabá, no sudeste paraense, mais precisamente na região de Marabá; incentivos fiscais; licenciamentos ambientais e resolução judicial das áreas disponíveis para o empreendimento. Neste último caso, o emblemático Lote 11, que está mofando na Justiça há mais de seis anos. E foi exatamente atrás de ajuda para viabilizar a ZPE que o diretor do grupo Cevital, Issad Rebrab, procurou o presidente Michel Temer esta semana.

Contra
Os representantes do Ministério Público do Pará em Parauapebas ofertaram pareceres desfavoráveis aos pedidos das defesas dos vereadores Josineto Feitosa e  Major da Mactra para que os mesmos retornem aos cargos dos quais foram afastados devido à Operação Filisteus. De posse do parecer, o juiz Danilo Fernandes ainda não decidiu sobre o assunto.

Teia de Penélope
Desde a semana passada vazou a notícia que o GAECO voltaria em breve à Parauapebas para a continuação da Operação “Teia de Penélone”, que investiga suposta corrupção de vereadores pelo empresário Hamilton Ribeiro para favorecê-lo em negociatas com a Câmara de Vereadores na gestão Josineto Feitosa (2013/2014) e em contratos com a prefeitura municipal. Pois não há de ver que, por coincidência ou não, desde o vazamento da notícia que alguns vereadores não têm pernoitado em suas residências, talvez com receio de serem acordados pelos servidores que usam botas pretas.

Teia de Penélope II
O vereador Bruno Soares, cujo o vídeo recebendo R$10 mil do empresário Pedro Ribeiro teve ótima audiência, solicitou licença do cargo de vereador na CMP pelo período de 45 dias. Ou seja, o nobre edil não aparecerá por aquelas bandas mais esse ano, e ano que vem também não, já que não se reelegeu.

Prestação de contas
O suplente de vereador Basileu dos Santos Lobato Filho, o Lobato da Cidade Jardim, que obteve 1.304 votos pela legenda do PTN nas últimas eleições em Parauapebas, entrou com uma representação na Justiça Eleitoral para impugnar a prestação de contas da vereadora eleita Kelen Adriana Costa Coelho Mesquita, do PTB. Companheiros coligados, o suplente alega que os recursos apresentados por Kelen ao TRE em sua prestação de contas estão aquém dos que realmente foram gastos.

USA
Eleito para surpresa de muitos, ninguém se engane. Embora Trump tenha esse jeito canastrão, não é bobo. Tem maioria no Senado e vai saber governar. Evidentemente que de maneira diferente de Obama. Mas depois que atravessarmos oito anos de Bush, não vai ser um Trump qualquer que vai acabar com o mundo.

Woman
Quem visita o Capitólio, em Washington – DC, encontra uma interessante escultura em mármore feita pelas mãos da feminista Sarah Adeline Johnson. Na obra, são retratados os bustos de três líderes do movimento do sufrágio feminino (Elizabeth Cady Stanton, Susan B. Anthony e Lucretia Mott). Há também um quarto busto, não esculpido, a indicar as mulheres anônimas. Há, no entanto, uma lenda segundo a qual o lugar estaria reservado para a primeira mulher a ser eleita presidente dos EUA. Pelo visto, lenda ou não, a escultura continuará pelos próximos quatro anos intocável.

Na diretoria
O vereador Israel Miquinha (PT) foi eleito como segundo-secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas, na sessão ordinária desta terça-feira (8). Com o afastamento forçado do vice-presidente da Mesa, Maridé Gomes, a vereadora Irmã Luzinete (PV), que era primeira-secretária, passou a ser vice-presidente. Por sua vez, José Pavão (PSDB) deixou de ser segundo-secretário e tornou-se primeiro-secretário. De tal modo que uma função havia ficado ociosa, passando a ser ocupada agora por Miquinha.

Pós-graduação
O Instituto de Pós Graduação e Graduação – Pará (IPOG-Pa) lança, na noite desta quarta-feira (09), no Hotel Regente, em Belém, mais uma turma da Pós-Graduação em Design de Interiores, Ambientação e Produção de Espaço. Essa é uma das pós-graduações mais procuradas atualmente por arquitetos, designers, engenheiros e estudantes da área e de áreas afins. Justamente esse público foi convidado para participar do evento de lançamento, cuja programação contará com uma palestra do arquiteto e professor Fernando de Carvalho Navarro e com o sorteio de meia bolsa numa parceria entre IPOG e Janela Urbana Belém.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!