Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Rapidinhas

Rapidinhas

Sem aulas
Cerca de 700 professores da rede municipal de ensino do município de Eldorado dos Carajás estão com as atividades paralisadas desde a última segunda-feira. Eles reivindicam o pagamento dos salários atrasados há mais de 45 dias. Com a suspensão decretada pela classe, menos pelo dez mil alunos estão sem aulas no município. Outra reivindicação dos professores é quanto a melhoria na frota que faz o transporte escolar. Segundo os professores a manutenção dos veículos está quem dos altos valores pagos.  Segundo Willer Rodrigues, coordenador do Sintepp em Eldorado dos Carajás, a prefeitura não deu qualquer sinalização de quando pretende quitar o débito com os professores.

PSD
O Partido Social Democrático fará a primeira grande reunião de filiados do ano em Parauapebas na próxima sexta-feira (20). O ato acontece às 20 horas no Ginásio do antigo Colégio Amazon, hoje Unisa, e deve receber grande público. Na oportunidade  o prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano deve anunciar sua pretensão de candidatar-se à reeleição.

Nota 10
O Laboratório de Enterovírus da Seção de Virologia (SAVIR) do Instituto Evandro Chagas alcançou nota máxima no teste de proficiência em isolamento viral da Rede Global de Laboratórios de Polio da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Zé Dirceu
Preso em Curitiba devido à condenação pelo “mensalão”, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado nesta quarta-feira pela Justiça Federal em Curitiba (juiz Sérgio Moro) a 23 anos e três meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro na Operação Lava-Jato. O petista foi absolvido do crime de ser comandante de organização criminosa.

Conselho
Projeto de Lei nº 001/2016, aprovado em segunda e última votação na última quarta-feira (11) durante sessão da Câmara Municipal de Parauapebas prevê que não haverá mais representante da Câmara de Vereadores no Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)

Conselho II
O Conselho Municipal do Fundeb é composto por 11 membros titulares, sendo dois representantes do Poder Executivo Municipal, dos quais pelo menos um da Secretaria de Educação; um representante dos professores, um dos diretores das escolas básicas, um dos servidores técnico-administrativos das escolas, dois dos pais de alunos, um do Conselho Municipal de Educação e um do Conselho Tutelar. Com a mudança na lei, passará a ter dois representantes dos estudantes. Até então, tinha somente um.

Impeachment
O senador Walter Pinheiro, que deixou o PT em março, disse que recolherá assinaturas nesta semana para apresentar uma proposta de emenda à Constituição a fim de mudar a Lei de Impeachment. Entre as sugestões de mudanças está a diminuição do tempo de suspensão do presidente após a admissibilidade do processo no Senado: de 180 dias para 90 dias. Ainda de acordo com a proposição de Pinheiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal assumiria a Presidência da República – e não mais o vice-presidente.

Lícito
O delegado de Polícia Federal Ricardo Viana de Sousa, de Marabá, concluiu no início da semana o inquérito policial instaurado contra João Vicete do Vale (Branco) e outros em virtude da apreensão de R$1,13 milhão durante o período eleitoral de 2012 em Parauapebas. Segundo o delegado, não restou provada a prática de ilícitos de cunho eleitoral, financeiro e tampouco de formação de quadrilha. Tal dinheiro foi apreendido pelo juiz eleitoral da 75ª ZE em setembro de 2012 no aeroporto de Carajás sob a suspeita de que seria usado para compra de votos para o candidato Coutinho, fato que agora restou inverídico.

Porte de arma
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou porte de arma para advogados, previsto no Projeto de Lei 704/15, do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC). O porte de armas é para defesa pessoal, condicionado a requisitos do Estatuto do Desarmamento – comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta em regulamento. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comentários ( 3 )

  1. Seria interessante que o blog informasse aos seus leitores um “balanço” das duas gestões, a do ex-prefeito e do atual. Constando quanto, em linhas gerais, cada gestão recebeu (receitas), quanto investiu e quanto gastou com pessoal (folha de pagamento), e, quais suas principais obras, por exemplo.
    É repassada a ideia por alguns de que o Prefeito Valmir “não tem apoio” pode até ter fundo de verdade, pois tem “auxiliares” que demonstram essa insatisfação, mas em todo canto é assim, “cospem no prato comem” como diz o dito.

Deixe uma resposta