Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Rapidinhas

19 vereadores
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 001/2015, que prevê o aumento do número de vereadores de 15 para 19 na Câmara Municipal de Parauapebas, foi aprovada em primeira discussão nesta terça-feira (14), durante sessão ordinária. A proposta, de autoria do vereador José Pavão (PSDB), dispõe sobre a alteração da redação do caput e do parágrafo 2º do artigo 11 da Lei Orgânica do Município.

Negado
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) ao Habeas Corpus (HC) 134640, impetrado pela defesa dos ex-diretores da Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Funcefet) A.C.O. e A.C.J., acusados de associação criminosa (artigo 288 do Código Penal). Os dois alegavam que a quebra de sigilos bancário e fiscal deles foi ilícita.

Entenda  o caso
Após fiscalização realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), constatou-se irregularidades na gestão da Funcefet e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), aceita pelo juízo da 4ª Vara Federal do Pará, os ex-diretores teriam praticado o crime de associação criminosa, apontando supostos desvios de recursos públicos repassados à fundação.

Em Belém
A Tocha Olímpica percorre hoje as ruas de Belém. Amanhã segue para o Estado do Amapá.

Passou
Terminou a era Dunga na seleção brasileira de futebol. O técnico, que teve passagem medíocre à frente da seleção canarinha, foi demitido ontem após reunião na CBF. Adenor Leonardo Bacchi, mais conhecido como Tite, que atualmente treina o Corinthians, foi convidado a assumir a vaga e, segundo a imprensa que cobre a CBF, deve dizer o sim ainda hoje.

HGP
O Hospital Municipal de Parauapebas (HMP) passará a se chamar Hospital Geral de Parauapebas (HGP) a partir de 01 de julho, quando será inaugurado. O novo hospital tem estrutura com 155 leitos de internação, 09 leitos de isolamento, 10 leitos de UTI Adulto, 5 leitos de UTI Pediátrico, 7 leitos de UTI Neo Natal, além de oferecer serviço de hemodiálise.

Imperdível
Está praticamente certa a apresentação, em Parauapebas, no início de julho, do show “Tocando em frente”. O espetáculo é um encontro histórico de três dos mais importantes representantes da genuína música sertaneja e caipira: Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis. Torcendo aqui pra que dê tudo certo e o show se confirme.

PSDB
O Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB – fará encontro com filiados na manhã do dia 25 de junho em Parauapebas. O evento contará com a presença do governador Simão Robson Jatene, do senador tucano Flexa Ribeiro, de filiados e convidados.

Morro do Chapéu
No dia 25 à tarde acontece o sorteio dos 1008 apartamentos do Complexo Morro do Chapéu, do Projeto Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O evento contará com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Debate
Os alunos da Faculdade de Direito da UFPA/ICJ, Campus Parauapebas farão debates com os pré-candidatos a prefeito de Parauapebas durante o mês de junho. O local escolhido foi o CEUP e os debates acontecerão, conforme agenda estabelecida por sorteio, nos dias 17 (Darci Lermen), 20 (Marcelo Catalão), 21 (Hipólito H2), 22 (Milton Zimmer), 23 (Falcão) e dia 24 (Valmir Mariano).  Os alunos denominaram o evento de “Direito em Foco – Política”.

Ferrovia
O projeto de construção da Ferrovia Paraense (Fepasa) foi aprovado em 7 de junho pelo secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, Wellington Moreira Franco. A ferrovia terá capacidade para transportar 100 milhões de toneladas de minério e 20 milhões de toneladas de grão por ano. O projeto conta com a Pavan Engenharia e a Engenharia Projeto Consultoria (EPC).

E o espírito olímpico?
O lutador de MMA Lyoto Carvalho Machida recebeu a bagatela de R$21.00,00 (vinte e um mil Reais) de apoio financeiro da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Pará (despesa nº 2016/217578) para conduzir por alguns metros a Tocha Olímpica hoje pelas ruas de Belém. Gaby Amarantos, Lia Soares e Fafá de Belém foram algumas das personalidades que também conduziram a tocha na capital paraense.

Comentários ( 7 )

  1. Infelizmente estão aumentando a quantidade de cadeiras, no nosso decepcionante poder legislativo municipal, no meu entendimento na atual situação socio economica do pais, seria inviavél acrescentar essas cadeiras. pois deveriam consultarem os municipes.Mas como nos somos apenas estatisticas, eles legislam diacordo com as suas conveniências. vamos no dia 02 de outubro lembrar desses vereadores como uma triste lembrança.

    1. Olha Geneci, eu também não concordo com o aumento do número vereadores, principalmente porque os atuais estão com medo de perder as eleições, por isso aumentaram o número de cadeiras do legislativo. Mais cabe ressaltar que essa medida visa reduzir a verba de gabinete, pois não haverá aumento na arrecadação da câmara de vereadores, assim cada vereador dessa nova legislatura terá menos dinheiro pra contratar assessor parlamentar, porém cada um deve ganhar uma secretária na prefeitura. Ou seja fica a mesma coisa. 21 vereadores e 21 secretárias, coincidência hem?!

  2. Gente, em relação ao debate promovido pelo alunos de direito, cadê a presença do pré candidato Chico das Cortinas, uma clássico da política local???

  3. Sobre a polêmica da grana repassada ao atleta Lyoto Machida para conduzir a tocha olímpica em Belém:

    O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), informou por meio de nota que o valor divulgado no Portal da Transparência foi desembolsado pelo Estado para custear o deslocamento do atleta de Los Angeles (EUA), onde ele mora, até a capital paraense. “A Seel também esclarece que os demais condutores da Tocha Olímpica foram selecionados pelos patrocinadores oficiais, que fizeram promoções pela internet. Outros nomes também foram lembrados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) por ações em defesa da cidadania, artes, esporte e lazer”, disse o órgão em nota.

    Lyoto ressaltou a “honra” em participar do evento e justificou o dinheiro recebido: “Para mim, conduzir a tocha olímpica foi uma honra, antes de tudo. Realizei o sonho de participar de uma Olimpíada de uma maneira diferente, conduzindo seu principal símbolo. Hoje moro nos Estados Unidos e em decorrência da minha agenda de viagens para o Pará, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) assumiu os custos de logística e aproveitou minha estadia em Belém para ministrar uma palestra para crianças e jovens atendidas por projetos sociais do governo. Como lutador profissional, tenho diversos compromissos desta natureza. Faço seminários em outros continentes como Europa e Ásia, palestras no Brasil inteiro e sou remunerado por isso, o que demonstra unicamente o respeito que os contratantes têm pelo meu trabalho”, disse.

  4. Os jovens sentirem a falta em debate politico com certos ex prefeito de Parauapebas, não enriqueceriam a curiosidade da plateia, nos precisamos oxigenar Parauapebas com novas lideranças políticas em nosso município. Pois enaltecerem a maioria dos ex prefeitos, estamos retrocedendo o nosso desenvolvimento.

Deixe uma resposta