Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Rapidinhas

De Portugal
A firma portuguesa Teixeira Duarte assinou um contrato com a Vale para realizar obras de ampliação na Estrada de Ferro Carajás (EFC), parte do megaprojeto S11D. A construtora declarou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o contrato tem valor de 66,4 milhões de euros, cerca de R$ 239,6 milhões.

Em alta
Um levantamento do professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz publicado no Mapa da Violência 2016, que foi divulgado na quinta-feira (25), aponta que o número de mortes por armas de fogo no Pará aumentou 139,3% em 10 anos – um salto de 969 mortes em 2004 para as 2.319 registradas em 2014.

Em alta II
Segundo o Mapa da Violência, 94,4% dos mortos por armas de fogo no estado são homens, o que corresponde a 2186 vítimas do sexo masculino para 130 mulheres.  A esmagadora maioria das vítimas (1.333 registros) tem entre 15 e 29 anos e é negra: de todas as vítimas do estado em 2014 apenas 136 eram brancos, contra 2.115 negros.

Eleição 2016
Terminado o prazo (dia 26) para que registros de candidaturas fossem impugnados, a justiça eleitoral em Parauapebas já passou a régua em quase todos os pedidos de registro dos candidatos que disputam a eleição proporcional. Dos 296 pedidos de registro de candidatura a vereador, apenas dois foram indeferidos, de Eli Farias (PSDC) e Irmã Luzinete (PV). Outros dois aguardam julgamento, Beno (PPS) e Zezinho do PSOL, que agora é do PMDB.

Eleição 2016 II
Já em relação aos candidatos a prefeito, a eficiência da Justiça Eleitoral não é a mesma. Dos cinco candidatos, apenas as chapas de Dr. Hipólito (PRTB) e Valmir Mariano (PSD) foram deferidas até o momento. Chico das Cortinas (PPS), Darci Lermen (PMDB) e Marcelo Catalão (DEM) ainda aguardam julgamento.

Sem salário
Trabalhadores da rede municipal de educação do município de Eldorado dos Carajás interditam a BR-155 desde a manhã desta terça-feira (30). O ato, segundo a direção, serve para chamar a atenção das autoridades municipais para o atraso nos salários dos servidores. Os quase mil professores da rede municipal estão sem receber os salários desde o mês de julho, que foi pago apenas 60%. Cerca de 10 mil alunos estão sem aulas no município. Os manifestantes abrem uma das pistas de hora em hora em respeito ao direito de ir e vir dos demais cidadães.

Sem salário II
Depois de provocar um congestionamento de cerca de 20 km, os professores de Eldorado dos Carajás liberaram a Rodovia BR-155 depois que uma reunião com representantes do governo municipal foi marcada para às 16 horas com o objketivo de discutir uma forma de pagar os salários atrasados. Mas a promessa é de que se não houver acordo a pista voltará a se interditada.

Horta Comunitária
Em Marabá, moradores dos bairros Km 7, Alzira Mutran, Araguaia e )Nossa Senhora Aparecida, no Núcleo Nova Marabá, estão participando de um curso de capacitação para a implantação de hortas comunitárias. O curso tem duração de 40 horas e está ocorrendo em regime de parceria envolvendo as Secretarias Municipais de Urbanismo (Semsur) e Agricultura (Seagri); Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Vale e Instituto Reviver.

Bola fora
Em Curionópolis, o candidato a prefeito Adonei Aguiar, do DEM, está sendo acusado de ter invadido a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião, no Bairro da Paz, para pedir votos, fato que fere a legislação eleitoral, já que é proibido a propaganda política em órgãos públicos. Segundo a monitora da escola, um carro de som com propaganda política do candidato estava na porta da escola, o que tirou a concentração dos alunos. Não satisfeito, Adonei entrou na sala dos professores para pedir voto e tecer críticas à atual gestão municipal. Líder nas pesquisas de opinião para a prefeitura, Adonei parece estar querendo fazer de tudo para ter sua candidatura barrada pela justiça eleitoral.

Bola dentro
Enquanto Adonei faz política criticando a atual administração, da qual foi adversário nas últimas eleições, o prefeito Chamonzinho também está nas ruas do município. Mas não para pedir votos, já que não se manifestou por nenhum dos candidatos até o momento. Nesse fim de semana ele, como é de costume, acompanhou de perto o asfaltamento da Rua Tucupi. Nos oito anos que governou Curionópolis, Chamonzinho entregará a zona urbana do município quase 100%   pavimentada.

Pé de briga
Em Parauapebas, não convidem para tomar açaí na mesma cuia o vereador Bruno Soares (PSD) e o candidato a vereador Rui Vassourinha (PSDB). O segundo postou vídeo sobre o primeiro nas redes sociais e o fato virou demanda judicial. Bruno entrou com pedido na justiça eleitoral para que o material seja retirado imediatamente do ar. Pede ainda que o caso seja encaminhado ao MP.

Comentários ( 4 )

  1. O Bruno Soares está em descontrole emocional crescente. Não se sabe o motivo, mas algo o incomoda muito. Dias atrás ele agrediu o Richarlisson filho do Lino da Rua 5.

  2. Ze Dudu a candidatura da Luzinete e zezinho do PMDB já foram deferidas,a juizá da 75 acatou o pedido do advogado da irma Luzinete e voltou atras da decisão depois de ouvi o MPE.

  3. NOTA DE FALECIMENTO
    Para a felicidade das pessoas de bem,morreu hoje em Brasília,o maior projeto criminoso de poder já visto no mundo.
    Depois de quase quatorze anos,estamos livres dos vermes parasitários que tomaram o Brasil de assalto,a epidemia corruptiva que vinha asfixiando o país está controlada em boa parte,embora a cura não tenha ocorrido,essa melhora é para ser comemorada,o antídoto para esse mal deve ser mantido e ministrado em doses cavalares (lava jato)
    Vai PT,vai de retro e leva contigo todos os seus cúmplices,estão banidos,salve,salve 31/08/2016,dia histórico dia do TCHAU,TCHAU querida,lula e sua prole,mercadante,berzoines,paloccis, e toda quadrilha que hoje vela o corpo da “viúva”.

Deixe uma resposta