Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Parauapebas

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Mercado Aquecido
Os volumes exportados de minério de ferro subiram 12,28% em novembro, na comparação com 2015, mostram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) divulgado ontem (1). Os embarques foram de 31,44 milhões de toneladas no mês passado, contra 28 milhões de toneladas em novembro de 2015. A balança comercial teve superávit recorde de US$ 4,7 bilhões em novembro.

EFC
Prefeitos que fazem parte do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (Comefc) pediram, na quarta-feira (30), para que o governo do Maranhão dialogue com a Vale e instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o pagamento de cerca de R$ 100 milhões de royalties de mineração que estão retidos desde a privatização da mineradora. O Comefc é formado por 23 municípios maranhenses sob influência da EFC, que juntos têm em seus territórios cerca de 76% de toda a malha ferroviária da Vale

TCE
André Dias, economista, bacharel em direito, ex-presidente da PARATUR, ex-vereador e deputado estadual, será o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado. A eleição acontece no dia 12 de dezembro e André Dias é pule de 10. Ele foi indicado pelo então governador do Pará Simão Jatene, em 2011, para ocupar o cargo de Conselheiro do TCE, que a partir de 2017 deverá presidir.

TCM
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará elegeu ontem Daniel Lavareda para presidente. Lavareda, que está no TCM desde a época de Ana Julia, terá Mara Barbalho como sua vice. A Chapa, que ainda tem José Carlos Araújo como corregedor do TCM, teve quatro dos sete votos. A eleição de Lavareda aponta o desprestígio do governador Jatene, cujo seu indicado, Sergio Leão obteve apenas três votos

Em dia
Tem gestões que devem ser aplaudidas. Uma delas é a do prefeito Chamonzinho, de Curionópolis. Lá, diferente da maioria das prefeituras da região de influência do Projeto Carajás, a prefeitura está depositando hoje (02) os salários do mês de novembro dos funcionários do município. Mais uma vez o prefeito Chamonzinho mostra aos seus colegas gestores a forma responsável e eficiente de gerir um município. O jovem prefeito garantiu à coluna que até o dia 31 de dezembro o 13º e salários de dezembro de todo o funcionalismo estarão quitados, entregando ao seu sucessor uma prefeitura totalmente saneada, sem nenhum débito.

#TodosPeloPeti
Acontece amanhã, 3, na Vila Sanção, a I Ação Integrada para o combate do Trabalho Infantil na Zona Rural “#TodosPeloPeti”. O evento tem a organização da Semas/Parauapebas através da Diretoria do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e conta do o apoio da empresa Vale, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap) e dos Conselhos Tutelares, além de outras empresas do município que fornecerão serviços à comunidade do povoado. A ação ocorrerá das 8h às 12h e contará com palestras, apresentações, brincadeiras e atendimentos nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, Beleza, esporte, cultura e lazer.

Inauguração
Acontece hoje em Parauapebas, a inauguração do Espaço Cultural “Pai D´Égua”. Lá você vai encontrar muita cultura regional, música da melhor qualidade e comidas típicas. Compareça! Rua D, esquina com a Rua 10, bairro Cidade Nova, a partir das 19h.

Funcionários Vale
Desde o dia 16/11, a companhia aérea Gol é a única opção de voo comercial para Carajás disponível no Sistema de Viagens da Vale, além do Aerovale, que deve ser sempre a primeira escolha do empregado. As demais empresas aéreas poderão ser selecionadas apenas quando a Gol estiver indisponível. Essa decisão faz parte de uma negociação que estabeleceu valores fixos, mais econômicos, das passagens aéreas da Gol nas rotas para Carajás, ao longo de todo o ano.

Funcionários Vale II
Belém, Belo Horizonte (Confins), Curitiba, Goiânia, Natal, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Salvador, São Luís, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Vitória (ES) são as cidades que terão voos de ida e volta com tarifas fixas para Carajás. As tarifas fixas de passagens aéreas já estão disponíveis no Sistema de Viagens da Vale. A negociação posiciona a Vale como a primeira empresa no Brasil a firmar um acordo de tarifas fixas com a Gol. Estima-se uma economia de 20% em passagens aéreas com origem ou destino para Carajás em relação ao último ano.

Diplomação
A juíza da 075ª Eleitoral, em Parauapebas, marcou para o dia 7 de dezembro, próxima quarta-feira, a diplomação dos eleitos do município de Canaã dos Carajás. Em Parauapebas a cerimônia acontecerá no dia 09 no prédio da Justiça Eleitoral em Parauapebas e contará apenas com os que serão diplomados.

 

Deixe uma resposta