Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Rapidinhas

As últimas da região

Sem transparência

A Prefeitura Municipal de Parauapebas efetuou o pagamento dos funcionários públicos do município em 27 de janeiro. Todavia, passados treze dias, ainda não lançou os dados da Folha de Pagamento no Portal da Transparência, descumprindo o que reza a Lei. É bom lembrar que em entrevista ao Blog, há dois anos, ao ser perguntado se havia alguma arrependimento após 8 anos de governo, o atual prefeito Darci Lermen disse: “eu abriria mais as contas, agiria com mais transparência. Eu era muito fechado para os dados, para as informações.” Parece que não mudou!

Operando no caladinho

Para quem não sabe, a badalada fábrica da Correias Mercúrio em Marabá já está funcionando em três turnos, ainda em escala de testes, no Distrito Industrial, embora ainda não tenha ocorrido a inauguração oficial do empreendimento. O grupo tem sede em Jundiaí-SP e a unidade de Marabá exigiu investimentos da ordem de R$ 100 milhões, tornando-se a primeira a produzir correias transportadoras no Norte do país. A empresa explica que vai atender clientes do Norte, Nordeste e Centro Oeste, mas sabe-se que a principal cliente é a Vale, principalmente depois que inaugurou o S11 D, que utiliza bastante correias transportadoras. O número de empregos gerados na Correias Mercúrio e a data para inauguração oficial ainda são um mistério.

Sem combo no Carnaval

Até agora, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, não nomeou secretário municipal de Cultura, mas garante que esta secretaria não foi extinta. Mas também não deu previsão para nomeação de um titular para a pasta. Os ativistas culturais preveem que ele deve fazer isso apenas depois do carnaval, pois quer evitar cobranças ao novo secretário – e por extensão a ele – para realização da festa momesca. É que, tradicionalmente, a Prefeitura banca a infraestrutura e ainda oferece de combo dinheiro vivo para que os blocos carnavalescos organizem suas festas. Os poucos blocos que vão às ruas, serão por conta própria, sem sonorização paga com dinheiro público.

PCCR no forno

A Semed já preparou a minuta para um projeto de lei que deverá encaminhar à Câmara ainda no mês de fevereiro para reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério, devendo afetar mais de 5 mil servidores, obviamente diminuindo rendimentos. Nesta sexta-feira, às 10 horas, o secretário de Educação, Luciano Dias, vai à Câmara numa reunião informal com os vereadores para apresentar a minuta e fazer uma discussão prévia, para tentar não pegar os edis de surpresa e tentar evitar grande polêmica em Plenário.

2018 antecipado

O ano de 2017 está apenas começando, mas o mês de outubro de 2018 parece mais próximo do que se pensa. Que o digam os pretensos candidatos a deputado na região. De Marabá, vários nomes já se levantam e começam as articulações com essa finalidade. O presidente da Câmara Municipal, Pedro Correa, busca se fortalecer e depende do bom andamento do governo Tião Miranda, a quem está atrelado. O prefeito e ex-deputado estadual seria o cabo eleitoral mais influente de Pedrinho, como é mais conhecido.

2018 antecipado II

Mas dentro do mesmo grupo político, só que na ala mais empresarial, cogita-se o lançamento do nome de Ítalo Ipojucan Costa, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá. Ipojucan já foi vice-prefeito de Tião em outro mandato e agora se fortalece mais ainda dentro do grupo e do governo, já que é sogro do vice-prefeito Toni Cunha.

Só por seleção

Acatando recomendação do Ministério Público Estadual e tentando fugir de indicações políticas, como de vereadores, por exemplo, o prefeito Tião Miranda determinou que as poucas contratações que algumas secretarias municipais têm de fazer neste início de governo ocorram através de processo seletivo. Assim, as filas na Secretaria de Educação e na SDU, por exemplo, foram enormes no início desta semana. Para evitar o amontoado de pessoas na secretária, o titular da Semed, Luciano Dias, determinou que os interessados em uma vaga devem cadastrar currículo a partir desta sexta-feira, dia 10, no endereço semed2017@maraba.pa.gov.br e esperar sentado em casa por um telefonema.

Motim

Após o princípio de motim ocorrido no início da semana na carceragem do bairro Rio Verde, em Parauapebas, a justiça determinou a transferência de 20 presos para Belém. A maior reclamação dos presos é quanto ao adiamento de audiências previamente agendadas.

Seja o primeiro a escrever um comentário

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!