Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região
Continua depois da publicidade

BR-163
Três contêineres chegaram esta semana ao Pará como parte dos equipamentos empregados na força-tarefa criada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT para assegurar a   trafegabilidade e a segurança rodoviária no trecho paraense não pavimentado da BR-163 ( da divisa com o Mato Grosso até o município de Santarém), durante o período das chuvas intensas na região, conhecido como inverno amazônico. Nesta operação, iniciada em campo no dia 15 de dezembro, o DNIT conta com o apoio do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal.

BR-163 II
A maior parte da BR-163 está pavimentada desde Mato Grosso até o Pará, restando poucos trechos em obras. Dos 710 quilômetros da BR-163/PA localizados entre a divisa com Mato Grosso até a entrada para o Porto de Miritituba/PA, 620 quilômetros já foram pavimentados pelo DNIT, representando um investimento de R$ 1,37 bilhão do Governo Federal. Os cerca de 90 quilômetros a serem asfaltados estão divididos em dois lotes de obras, que estão em andamento.

Crescendo
Dados divulgados nesta quinta-feira (11) referentes à produção industrial brasileira apontam crescimento de 0,2% de outubro para novembro no país. Houve resultado positivo em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com aumento de 10,5% ao longo do período, o Pará ocupa o primeiro lugar entre os estados que mais cresceram. O resultado foi impulsionado pela extração de minério de ferro. Também houve avanços acima da média do país no Paraná (4,8%), Goiás (4,6%), Santa Catarina (4,5%), Rio de Janeiro (3,9%), Amazonas (3,2%), São Paulo (3%) e Ceará (2,4%).

Diminuindo
Já entre as seis regiões com queda na produção, os resultados negativos mais intensos em novembro foram anotados no Amazonas (recuo de 3,7%) e Rio de Janeiro, que, ao cair 2,9%, eliminou parte da expansão de 13,3% acumulada entre agosto e outubro.O Ceará fechou com redução de 2,3%. As demais taxas negativas foram no Paraná (-0,9%), Goiás (-0,6%) e Santa Catarina (-0,1%).

TV
Pelo oitavo ano consecutivo, a TV Cultura do Pará vai transmitir todas as emoções dos jogos de Remo e Paysandu no Banparazão 2018. A cobertura inicia a partir deste domingo (14) na partida entre Clube do Remo e Bragantino, às 16h, direto do Estádio Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. Mais uma vez, a competição será transmitida em HD para 115 municípios do Estado que recebem o sinal da emissora oficial do Banparazão.

Posse
Jales Pereira dos Santos tomou posse nesta quinta-feira (11) como novo Coordenador da Defesa Civil do município de Parauapebas. Jales assume o cargo em período de grande demanda no setor, ligado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SEMSI), devido ao período chuvoso. A posse aconteceu no gabinete do gestor da Semsi, Wanterlor Bandeira.

Roubo de gado
A Diagro e a Adepará, que são as Agências de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá e do Pará promoveram um encontro  em Macapá nessa quarta-feira para discutir estratégias de combate ao rou bo e furto de gado no Pará e Amapá. Segundo dados da Associação de Criadores do Amapá, a estima de prejuízo dos pecuaristas foi em torno de 50 milhões de reais entre 2015 e 2016. No Pará, somente no município de Chaves, por exemplo, a perda anual é de cerca de 8 milhões. Entre as ideias sugeridas no encontro estão a criação de delegacias especializadas, aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar nas regiões e o estabelecimento de um Protocolo de Intenções entre todas as entidades envolvidas no controle sanitário dos dois Estados. Em agosto está prevista a realização de um Fórum em Chaves para avaliar o que avançou desde essa primeira reunião e planejar novas ações.

CDL Parauapebas
O empresário Euler Ronny é o novo presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Parauapebas para o biênio 2018/2020. A eleição aconteceu em 20 de novembro passado, quando Euler tomou posse administrativamente. A posse social, com coquetel para convidados está prevista para o dia 25 de janeiro. Qualificação técnica dos associados; ampliação da emissão de Certificado Digital via CDL;  maior preparação dos associados para a agenda de eventos em datas pontuais; e fortalecimento dos canais de comunicação da CDL são as metas da nova direção.

Deixe uma resposta