Secretaria de Urbanismo de Parauapebas retira outdoor que oferecia risco de acidente aos transeuntes

Continua depois da publicidade

Na manhã desta sexta-feira (16), uma equipe da Semurb (Secretaria Municipal de Urbanismo) retirou e recolheu a estrutura de um outdoor que ficava localizado na Rodovia Faruk Salmen, Bairro Jardim Canadá, em frente à 20ª Seccional Urbana de Policia Civil. O motivo, segundo o secretário municipal de Urbanismo, Edmar Cruz Lima, era o risco que a placa estava representando a quem por ali passasse, uma vez que uma das partes já havia caído e o painel, já sem utilidade alguma, estava se deteriorando.

Edmar disse à Reportagem do Blog que 95% dos painéis e outdoors espalhados pela cidade estão irregulares, acrescentado que muitos proprietários dessas placas e cartazes já protocolaram pedidos de vistoria na Semurb, que vai avaliar a situação de cada um, pela ótica das normas que norteiam a postura nas vias públicas do município.

Retirada-de-outdoor-Edmar-Lima“Diariamente a nossa equipe de fiscalização está nas ruas verificando essas situações. Muitos desses outdoors estão em locais em que prejudicam a visibilidade de motoristas, outros estão causando poluição visual”, explica Edmar.

Para instalar um outdoor, o interessado deve se dirigir à Semurb e protocolar o pedido, que deve ir acompanhado de foto do local onde se pretende colocar, um mapa e um relatório identificado o endereço. “Caso nós não consigamos fazer uma avaliação aqui na Semurb, mesmo com todos esses dados, uma equipe vai até o endereço, acompanhada ou não, para fazer a avaliação a fim de sabermos se podemos ou não liberar aquele espaço”, afirma Lima.

Segundo ele, no momento a secretaria está fazendo estudos a fim de padronizar esse tipo de publicidade quanto a dimensões e altura do solo, para que os próximos, não venham enfear a cidade nem causar problemas a transeuntes.

No caso dos outdoors recolhidos, o material é levado e guardado no almoxarifado da Semurb. Caso, no prazo de 10 dias, o dono não se interesse em resgatá-lo, a prefeitura pode dar a destinação que achar mais adequada.

Sobre a ocupação de calçadas e canteiros por camelôs e ambulantes, o secretário de Urbanismo disse que esse tipo de atividade não pode obstruir o passeio público. Ele fez questão de ressaltar que não se trata de prejudicar a pessoa que tira desse trabalho o sustento de sua família, mas disse que tudo na cidade deve funcionar de forma organizada.

Reportagem: Ronaldo Modesto