Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Política

Sites confiáveis para o eleitor consultar se o candidato é ficha-limpa

Vote com consciência. Consulte se seus candidatos são "ficha limpa'
Continua depois da publicidade

Muitos eleitores têm dificuldades ou mesmo falta de tempo para pesquisar as qualidades de um candidato a cargo público. Tal fato é bastante estudado por cientistas políticos, sociólogos, especialistas em marketing (eleitoral, mídias sociais e de comunicação alternativa).

Existem, no Brasil, alguns sítios na internet que construíram credibilidade nesse quesito. Lamentavelmente, ainda são poucos, uma vez que os estudos comprovam que há um desinteresse generalizado dos brasileiros pelo tema, e esse fenômeno é atribuído à má conduta dos próprios políticos, em todas as instâncias do poder, onde as Excelências atuam.

A última pesquisa que analisou o comportamento dos brasileiros nas últimas eleições aponta para uma triste realidade: cerca de 70% dos eleitores não lembram em quem votou um ano depois de cada eleição. Além disso, muitos não sabem o que realmente faz um vereador ou um deputado, e também não lembram ou fiscalizam o cumprimento de suas promessas. Um outro problema é a abstenção do voto eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas últimas eleições (2016), votos nulos e brancos e pessoas que não compareceram as urnas somaram cerca de 10,7 milhões, e essa rejeição caracteriza claramente o descontentamento dos eleitores.

Preocupação

Uma realidade que nos preocupa, pois como reivindicar aquilo que não temos conhecimento? Como podemos cobrar daqueles que elegemos se não lembramos em quem votamos? Como podemos participar do desenvolvimento do nosso país, estado ou cidade se não há interesse em saber as atividades do Poder Legislativo ou Executivo? Será que deixar de votar vai resolver o problema? Pelo contrário! O desinteresse gera graves consequências para a sociedade.

A falta de consciência política por parte da maioria dos eleitores brasileiros colabora para que os maus políticos continuem se perpetuando no poder. E o resultado disso é a falta de compromisso com a necessidade do povo, que são refletidos principalmente na péssima qualidade do sistema público de saúde, educação e segurança pública, pois as medidas tomadas pelos parlamentares interferem diretamente em nossa qualidade vida. Quem não se preocupa em participar do processo assina um “cheque em branco”, naturalmente sem fundos, para que o processo de decisão seja decidido de forma unilateral, ou seja, um grupo reduzido de pessoas, com interesses invariavelmente conflitantes, costuram, entre si, um consenso que efetivamente não atende aos interesses do amplo espectro do tecido social brasileiro.

No atual momento que passa o cenário político do país é compreensível que muitos estejam desmotivados e desacreditados, depois dos vários escândalos de corrupção. No entanto, esse comportamento fragiliza a nossa democracia, pois os políticos são os representantes do povo e por meio deles é que podemos reivindicar os nossos direitos, pois, como dizia Ruy Barbosa: “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”.

Veja também:  CNMP suspende liminarmente Projeto de lei que antecipa eleição no MPPA

De nada vai adiantar ser omisso, pelo contrário, irá apenas agravar ainda mais a situação. Platão, um filósofo grego, certa vez afirmou que: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. Por isso, se queremos bons políticos devemos estar atentos para que os ‘maus’ não usem a política para benefício próprio. “O momento agora é de reagir!”, adverte William Brigido, coordenador político de um partido político em Pernambuco.

tios confiáveis para consulta
Eis a relação que o blog recomenda à todos os eleitores acessarem.

Observatório Político

O trabalho feito pelo Observatório Político ( www.politico.cnm.org.br ) é mantido pela Confederação Nacional de Municípios, como uma das ferramentas que a organização disponibiliza para a consulta do cidadão aos nomes dos políticos com mandato que se destacam na sua atividade.

Congresso em Foco

O Congresso em Foco é um veículo jornalístico que faz uma cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos com o objetivo de auxiliar o (e)leitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos.

Da mesma forma com o que se propõe o site Blog do Zé Dudu sem vinculação com nenhum partido político, o Congresso em Foco, apóia causas que consideram de interesse geral, como a defesa da democracia e dos direitos humanos (em especial, de grupos discriminados como as mulheres, os negros, indígenas e a população LGBT); a luta contra as desigualdades sociais e regionais; e o combate à corrupção.

A pretensão do veículo é contribuir para melhorar a qualidade da representação política no país. Em outras palavras: colocar as melhores técnicas e ferramentas do jornalismo a serviço da mudança. Daí o lema que preencheu por muito tempo o cabeçalho das páginas e até hoje os inspira é: “jornalismo para mudar”.

Para acessar o site do Congresso em Foco, clique aqui.

Vigie Aqui

O detector de ficha de político é um aplicativo gratuito que utiliza reconhecimento facial para detectar os processos de corrupção e improbidade administrativa que cada politico responde na justiça, usando o smartphone pessoal do eleitor e disponibilizando também, uma extensão que roda no navegador do computador do usuário.

Para baixo-lo clique aqui (http://www.vigieaqui.com.br/detectordefichadepolitico).

Excelências

O projeto Excelências, banco de dados online com informações de processos e do desempenho de parlamentares, foi retirado do ar por falta de financiamento.

O sítio era mantido pela ONG Transparência Brasil (https://www.transparencia.org.br/)

Por Val-André Mutran – correspondente do Blog do Ze Dudu em Brasília.

Deixe uma resposta