Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Topônimo de praça gera polêmica em Canaã dos Carajás

Segundo moradores, promessa de Jeová Andrade era de homenagear o empresário e pioneiro Noel Cirino de Carvalho, o Papai Noel. No entanto, local recebeu o nome José Mendes de Andrade, tio do prefeito.

A praça está prevista para ser inaugurada no próximo sábado, 12, durante uma programação em homenagem ao dia das mães. Mas a movimentação em redes sociais é o que tem sido destaque nos últimos dias, tudo porque alguns moradores estão insatisfeitos com o topônimo, tendo em vista que o local onde a praça foi construída no Bairro dos Maranhenses é chamado de “campo do Papai Noel” pelos munícipes, devido ao trabalho desenvolvido pelo empresário Noel Cirino de Carvalho, falecido em 29 de maio de 2017.

Por anos, Papai Noel, como era conhecido o empresário, era quem tomava conta do local, transformando o espaço em uma área de lazer para jovens, crianças e adultos.

Com a construção da praça, que dispõe de duas quadras de esportes, pista de skate e patins, área para cooper e caminhada, academia ao ar livre, além de vestiários e banheiros, a expectava, segundo familiares, amigos, entre outros membros da sociedade, era de que o prefeito Jeová Andrade nomeasse o local em homenagem ao empresário pioneiro da cidade, como é o caso de um áudio gravado por uma das filhas de Papai Noel que está circulando em um aplicativo de mensagens instantâneas.

“Gente, eu venho aqui pedir a todos que gostam do meu pai, que são a favor da praça ter o nome dele, como a prefeitura mesmo colocou “Campo do Papai Noel”, então não tem que mudar. Sabe, eu cresci nesse lugar, o meu pai fazia as coisas, sendo eles às vezes tirado de dentro de casa para ajudar as pessoas. Eu sei que ele não era perfeito. Não é porque ele não está mais aqui que eu vou encobrir as imperfeições dele, mas todos nós não somos perfeitos, mas ele já fez tanta coisa pela cidade. Quando chegamos na cidade aquele local [campo] era um bueiro, um buraco e meu pai buscava terra para aterrar, acordava cedo e fazia isso, fazia escorregador, gangorra, balanço. Por ano ele fazia serviço beneficente. O Jeová comia lá em casa e meu pai sempre falou pra ele que o sonho dele era deixar algum lugar com o nome dele. Ele queria ser lembrado pra sempre. O prefeito prometeu lá na minha casa durante o velório do meu pai que ia colocar o nome dele. Porque ele prometeu isso pra gente? Ele está brincando com os sentimentos de uma família. Eu sei que o senhor José também não está mais aqui, mas que colocasse o nome dele em outro lugar, não precisava ser no lugar onde o meu pai lutou pra deixar um legado”, desabafou Noelma Carvalho.

Veja também:  Caminhada contra pedofilia e inauguração de praça marcaram a sexta-feira em Canaã

A praça vai se chamar José Mendes de Andrade em homenagem ao também pioneiro falecido em 2015, conhecido como Zé Major, tio do prefeito e pai do então vereador Anderson Mendes, PTB.

Em um outro áudio, o ex vereador Chefinho, do PDT, informa que do nome do local foi uma indicação sua e pede a compreensão dos familiares. “Com todo respeito à família do nosso nobre amigo Papai Noel, quem fez o projeto do topônimo da praça fui eu. Na época, eu quis homenagear o nosso vizinho e pioneiro de Canaã dos Carajás Zé Major. Na época, eu achei que por ser também vizinho da praça, eu quis fazer essa homenagem à família dele. Temos todo respeito e gratidão pelo que o Papai Noel fez, mas na época da indicação do projeto o Papai Noel, graças a Deus, ainda era vivo, e o Zé Major já havia falecido, então eu quis homenageá-lo. O prefeito Jeová não tem culpa nesse sentido do topônimo daquela praça, foi uma iniciativa minha e eu queria que a família compreendesse nesse sentido”.

Na página da prefeitura no Facebook um grande número de usuários cobram pelo cumprimento da promessa feita pelo gestor.

Deixe uma resposta