Trabalhos do legislativo retornam na próxima semana em Canaã

Continua depois da publicidade

As sessões ordinárias do legislativo canaense voltarão na próxima terça-feira (2). A Casa de Leis, em recesso desde o último dia 20 de dezembro, volta à sua programação normal depois de um 2017 de muito trabalho para os 13 legisladores de Canaã. As sessões serão realizadas neste ano todas as terças-feiras, a partir das 18 horas. Até o ano passado, os vereadores se reuniam sempre às quartas-feiras, mas a mudança aconteceu por meio de um Projeto de Lei aprovado por unanimidade pela Câmara.

Em um ano de crise política e econômica em Canaã dos Carajás, a Casa de Leis municipal passou por algumas turbulências ao longo de 2017. O prefeito Jeová Andrade (PMDB) viu surgir, pela primeira vez em cinco anos de mandato, uma oposição no legislativo. A bancada do PDT, composta pelos vereadores Wilson Leite, Vânia Mascarenhas e Maria Pereira, mostraram indignação durante todo o ano com o governo municipal e foram os responsáveis por discursos polêmicos contra a atual administração. A vereadora Vânia, esposa de Jean Carlos, presidente do PDT e candidato derrotado nas urnas por Jeová, causou um alvoroço na cidade ao ser mal interpretado com a frase: “Vamos meter fogo nessa prefeitura!”

A clara oposição do PDT ao governo acabou ganhando alguns aliados na reta final do ano. Os três vereadores do PHS, eleitos no palanque de Jeová, também se mostraram insatisfeitos com o executivo. Entre as principais críticas, a saúde municipal esteve no protagonismo das falas de Rael da Marcenaria, Baiano do Hospital e Gesiel Ribeiro. Em entrevista, Gesiel, líder do partido na Câmara, afirmou que ainda não estão na oposição: “Esperamos não precisar disso. Na verdade, como representantes do povo, estamos só transmitindo a insatisfação com alguns problemas. Não é questão de ser oposição, mas sim fazer o nosso trabalho. Talvez tenhamos de ser um dia, mas não é essa a intenção.”

Deixando de lado a crise e as especulações políticas, 2017 também foi um ano atípico para Canaã. O público compareceu em peso durante todo o ano para acompanhar e questionar as decisões tomadas na Casa de Leis. Em vários momentos ao longo do ano, a plenária teve lotação máxima e os cidadãos mostraram várias vezes certa indignação com os problemas enfrentados pelo município.

O presidente Junior Garra fez um balanço sobre o ano que se passou: “O ano foi produtivo. Conseguimos promover a capacitação de servidores, reajuste salarial, abono natalino, sessão itinerante com ação social, entre outras coisas. Conseguimos aumentar em mais de 170% a transparência das contas e isso nos credenciou a receber o Selo Verde de Gestão Transparente do Tribunal de Contas do Pará (TCM-PA). Canaã está à frente de muitos municípios do estado por conta desta certificação.”

Sobre o ano que se passou e a expectativa para o recomeço dos trabalhos do legislativo, o presidente mostrou confiança: “Sei que 2017 foi um ano difícil para todos, mas com garra, determinação honestidade e muito trabalho conseguiremos proporcionar dias melhores para a nossa gente.”