Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Sem categoria

TRE divulga tempo de propaganda eleitoral para os candidatos a prefeito de Parauapebas

Com tempo mais curto e mudanças no formato, uma vez que as campanhas deste ano terão gastos mais enxutos, a propaganda eleitoral no rádio e TV começa na sexta-feira (26) em todo o Brasil. Com a minirreforma eleitoral aprovada no ano passado, o período de campanha foi reduzido para 35 dias – 10 a menos que na última eleição –, assim como o tempo da propaganda, que será dividido em dois blocos com 10 minutos de duração para os candidatos a prefeito – não mais 30 minutos. A propaganda vai até 29 de setembro, três dias antes da eleição.

Os representantes da Justiça Eleitoral em Parauapebas, assim como na eleição anterior, decidiram pela não veiculação da propaganda eleitoral na TV, ficando as coligações apenas com o tempo gratuito no rádio para divulgar seus candidatos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) divulgou o tempo e a ordem da veiculação dos programas eleitorais em bloco no rádio para os partidos e coligações que disputarão as eleições em Parauapebas:

  • O candidato do PSD, Valmir Mariano, é o que terá maior tempo para apresentar propostas aos eleitores por meio do horário eleitoral. Sua coligação, formada pelo PSD, PSC, PDT, PPL, PMN e PSDB terá 3 minutos e 49 segundos.
  • Em seguida vem a Coligação do candidato do PMDB, o ex-prefeito Darci José Lermen, formada por PMDB, SDD, Rede, PTB, PROS, PTC, PC do B, PEN, PSB, PV, PTN, PMB, PSDC, PHS e PRB com 3 minutos e 26 segundos.
  • A Coligação Liberta Parauapebas, formada por DEM, PP, PT do B, PSL e PR, tendo Marcelo Catalão como candidato majoritário terá 2 minutos e 1 segundo de tempo no rádio.
  • O ex-prefeito Chico das Cortinas (PPS) terá 26 segundo de tempo.
  • Fechando as coligações majoritárias, o candidato Hipólito Reis, da Coligação “Parauapebas um novo tempo”, formada por PRTB e PSol, terá 18 segundos de tempo.

A propaganda em bloco, que a partir das eleições de 2016 será apenas para prefeito, será veiculada de segunda a sábado. No rádio, os horários serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Os candidatos a Prefeito e a Vereador terão direito, ainda, a divulgação de inserções (propagandas). Para isso, cada emissora de rádio destinará 70 minutos diários. Este tempo será dividido ao longo da programação, de segunda-feira a domingo, das 05:00 as 24:00 horas, e serão utilizados 60% pelos candidatos a Prefeito e 40% pelos candidatos a Vereador. Cada inserção poderá ter 30 ou 60 segundos. A distribuição deste tempo levará em conta os blocos de audiência entre as cinco e as onze horas, as onze e as dezoito horas, e as dezoito e as vinte e quatro horas.

A geração dos programas eleitorais em Parauapebas está a cargo da Rádio Terra FM.

Deixe uma resposta