Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Tucuruí

Unacon celebra dois anos com serviços em saúde à população

Em dois anos de funcionamento, a Unidade assegurou 3.168 atendimentos médicos, 1.297 de enfermagem, 965 sessões de quimioterapia, dentre outros serviços
Continua depois da publicidade

Em apenas dois anos de funcionamento, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, no sudeste paraense, celebra  junto com seus colaboradores e usuários mais 24 mil atendimentos com qualidade, segurança e humanização para uma população estimada e, 1.8 milhão de habitantes. A comemoração será nesta quarta-feira (18) com ações de educação em saúde na sede da Unidade, a partir das 8h30.

Referência no tratamento do câncer na região, a equipe multiprofissional da unidade promoverá serviços e ações de educação em saúde na área do seu estacionamento, onde serão montados estandes para realização de palestras, orientações, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, distribuição de preservativos feminino e masculino, aferição de PA e glicemia capilar.

A programação contará ainda com coleta gratuita do exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU), também conhecido como exame de Papanicolau, que serão realizadas em parceria com Secretaria Municipal de Saúde.

O público presente terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da Unacon com a apresentação de vídeo institucional da unidade, que também estará aberta para visitação e composição de novas parcerias para colaborar com a disseminação junto a população sobre a importância de atitudes preventivas para reduzir o número de câncer no Pará e no Brasil.

Dos tipos de cânceres tratados na Uncon, os de maior incidência são de colo de útero, seguido da próstata e de pele. A prevenção da doença pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dependendo do diagnóstico, o paciente pode ser encaminhado para os hospitais e unidades de referência em câncer para tratamento em alta complexidade, como o Ophir Loyola e Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário João de Barros Barreto, em Belém; o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e o Hospital Regional de Tucuruí, além do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, além da Unacon que, juntas, proporcionam condições de atender à demanda das 13 Regiões de Saúde do Estado, conforme previsto no Plano Estadual de Atenção Oncológica.

Veja também:  Qualidade de vida de pacientes oncológicos é tema de campanha em Tucuruí

Com sua importância dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) no sudeste do estado, a equipe Unacon, em dois anos de funcionamento, assegurou 3.168 atendimentos médicos, 1.297 de Enfermagem, 965 sessões de quimioterapia, admitiu 573 pacientes novos, 375 procedimentos de Enfermagem, 408 sessões de fisioterapia, 292 atendimentos de nutrição, 284 em psicologia, 3.979 no Serviço Social e 13.521 exames diversos.

Administrado pelo governo do estado, por meio da Sespa e em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o presidente da Organização Social (OS), José Carlos Rízoli, parabeniza toda equipe por mais um ano de pleno funcionamento. “Parabéns a toda equipe da Unacon pelo segundo aniversário, cuja data é marcada pela assistência dedicada e pelo trabalho humano em benefício da população. Nós, do INDSH, nos sentimos muito felizes em fazer parte desse projeto e ajudar na qualidade de vida de milhares de pessoas’.

As atividades comemorativas contam com a parceria com da Sespa, da Prefeitura Municipal de Tucuruí, da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e Unopar, Faculdade Gamaliel, Eletronorte e do cantor regional Igor Nemo.

Com informações da Assessoria

Deixe uma resposta