Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Tucuruí

Unacon faz campanha de prevenção contra o câncer de colo de útero

Faz parte da programação da campanha a oferta de serviços de beleza, que têm como objetivo contribuir para a melhoria da autoestima das mulheres
Continua depois da publicidade

Em tratamento para câncer de mama na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, no sudeste do Pará, Neuza Alves de Oliveira aproveitou a oportunidade e participou da programação alusiva ao Março Lilás, de combate e prevenção contra o câncer de colo de útero. A unidade aderiu à campanha promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão na Atenção à Mulher no Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama.

Com o slogan “O Pará unido na prevenção e diagnóstico do câncer de colo do útero”, o grupo de trabalho de humanização da Unacon vai impulsionar a campanha na região com programação educativa até o dia 29 deste mês, levando informações sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Em tratamento na unidade, Neuza reconhece a importância do acompanhamento regular ao médico para evitar qualquer doença.

“Estou com meus exames aqui na bolsa, só para mostrar ao médico. A gente não pode descuidar. Se conseguimos tratar a tempo, a cura é mais fácil. Estou muito feliz com o tratamento que recebo na Unacon. Somos bem tratados e os resultados têm sido ótimos. Meus cabelos já estão crescendo, e hoje me sinto bem melhor”, diz.

Veja também:  Demora no diagnóstico de câncer leva à mastectomia em 70% dos casos

Segundo o diretor da unidade, Thiarle Dassi, trabalhar a prevenção pode contribuir para o diagnóstico precoce e aumentar as chances de vida de quem tem a doença. “A prevenção é o melhor meio de combater o câncer, então todos os meses temos a data comemorativa de algum tipo de câncer. Neste mês, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, nada melhor que trabalhar a conscientização sobre o câncer de cólo de útero”, afirma.

Durante a programação, colaboradoras, usuárias e acompanhantes poderão assistir a palestras com temas sobre prevenção e tratamento. Haverá ainda oferta de serviços de beleza em parceria com empresas. No dia 15, a nutricionista da Unacon, Carmem Natanna, vai falar sobre a importância da alimentação balanceada para evolução do quadro clínico dos usuários. As ações seguem dia 23, a partir das 9h, com serviços de beleza, e  dia 29, às 8h, com palestra da psicóloga Sabrina Monte, sobre prevenção.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do governo do Estado administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. Funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos telefones (94) 3778-4928 e 3778-4599.

Com informações da ASCOM Unacon

Deixe uma resposta