Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
saúde

Tucuruí: Unacon fechou 2017 com 99% de satisfação do público

Atualmente 345 pacientes passam por tratamento contra o câncer, sendo 126 de próstata, 83 de mama e 60 de colo de útero, entre os mais comuns

Referência no diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer na região, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho- Unacon Tucuruí, fechou 2017 com um índice de satisfação do público de 99%. No período, a equipe da unidade assegurou a realização de um total de 29.823 dos principais atendimentos.

Desses, 7.177 pacientes foram atendidos, 16.708 exames realizados, 1.684 atendimentos médicos, 615 procedimentos de quimioterapia, 21 biópsias, 876 procedimentos de Enfermagem, 235 atendimentos em Psicologia, 2.056 orientações do Serviço Social, 222 atividades de fisioterapia, 229 atendimentos na Nutrição, dentre outras ações.

Segundo o médico oncologista, Evandro Júnior, atualmente 345 pacientes passam por tratamento contra o câncer, sendo 126 de próstata, 83 de mama e 60 de colo de útero, entre os mais comuns.

O médico ressalta a importância das campanhas, da interação entre pacientes e a comunidade na conscientização para o diagnóstico precoce.

Este ano a discussão gira em torno do estigma social e notícias falsas sobre a doença, campanha que o INCA iniciou no Dia Nacional de Combate ao Câncer de 2017, celebrado anualmente no dia 4 de fevereiro.

O objetivo é  desmistificar marcas negativas associadas à doença, como emoções tristes e até mesmo a morte. “O compartilhamento de experiências de pessoas que já tiveram câncer tem ajudado na conscientização e na quebra de alguns tabus que ainda existem a doença”, explica o médico.

O motorista Gilson Roberto Moura, de Marabá, teve câncer em uma das vértebras  da coluna e hoje faz acompanhamento na Unacon-Tucuruí.   O apoio da família e a qualidade do tratamento são muito importantes, mas a cura da doença depende do diagnóstico precoce. “Eu estou satisfeito com o tratamento que recebo aqui na Unidade. A gente não pode perder tempo e nem  ter medo de procurar um tratamento, quanto mais cedo descobrir a doença, mas chances da gente se curar”, afirma o motorista.

Heryvelton de Freitas, radioterapeuta da Unidade, acrescenta que com os acompanhamentos e suportes dados aos usuários na Unacon-Tucuruí, os tratamentos se tornaram mais acessíveis e menos dolorosos para quem tem a doença. “Hoje os usuários recebem todo o suporte da equipe da unidade, até mesmo os que necessitam de radioterapia e ainda precisam se deslocar para outras cidades, já que o tratamento ainda não está acontecendo na Unacon. Agora eles são encaminhados corretamente, sabem onde irão realizar o tratamento e com isso, se torna mais fácil tratar a doença e os usuários não sofrem tanto”, relata o radioterapeuta.

SERVIÇO

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do governo do Estado administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

 A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente.

Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928 / 4599.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido contra cópia!