Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Vendas de veículos aumentam no Pará

Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos do Pará afirma que os meses de fevereiro, março, maio e junho apresentaram números positivos nas vendas do setor. 

O setor automobilístico paraense não está seguindo a tendência de queda significativa nas vendas como o restante do país. É o que revela o fechamento de vendas fornecido pelo Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos do Pará (Sincodiv), ao fazer um balanço da comercialização de carros, motos e caminhões no Estado, durante o primeiro semestre deste ano. No Pará, as vendas apresentaram crescimento nos meses de fevereiro, março, maio e junho.

Em fevereiro o crescimento foi de 2,89%. Março apresentou o melhor percentual, com 12,55%. Maio e junho também apresentaram números positivos, com 9,62 e 3,61%, respectivamente. Mas no comparativo com 2015, o acumulado do ano apresenta queda de 21,88%, já que o ano começou com índices negativos, representando queda de 28,79% em janeiro e em abril voltou a cair, com 18,79%.

Para o presidente do Sincodiv, Leonardo Pontes, o crescimento moderado no início deste ano não era esperado. “A situação econômica do país continua não favorável para as vendas, o que influencia no poder de compra dos brasileiros. Ainda assim, creditamos os bons números ao comprometimento de todos os concessionários e distribuidores de veículos em buscar oportunidades e oferecer benefícios aos clientes paraenses”, explica.

Cenário

Segundo o balanço do Sincodiv, as concessionárias e montadoras no Pará venderam, no primeiro semestre de 2016, 52.655 veículos novos, entre automóveis, motos, caminhões e ônibus, representando queda de 21,88%, no comparativo com o mesmo período de 2015. O percentual do resultado paraense ficou acima da média nacional divulgada pela Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave), que é de queda de 21,51%.

Números

No segmento de carros, foram emplacadas 13.356 unidades no ano, queda de 29,90% comparando com o mesmo período de 2015. As marcas mais vendidas foram GM/Chevrolet, Volkswagem, Hyunday e Fiat.

Para motocicletas, de janeiro a junho, foram 33.946 veículos emplacados, uma queda de 16,64% em relação ao primeiro semestre do ano passado. A marca Honda conquistou maior market share no Pará.

No segmento de caminhões e ônibus, de janeiro a junho, foram vendidos 824 veículos, 38,60% a menos face igual período de 2015. Segundo o sindicato, no entanto, esse segmento apresentou uma expansão em junho de 12,23%.

Para o segundo semestre, a meta é manter o mercado em crescimento. Para isso, o Sincodiv continuará trabalhando para garantir a estabilidade de mercado para seus associados. “Ao longo dos anos temos feito importantes parcerias com diversos órgãos. A boa  comunicação, a busca constante  da integração dos concessionários  e foco nos interesses  comuns, tem contribuído  para o  fortalecimento da categoria”, conclui o presidente do sindicato.

Deixe uma resposta