Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Artigo

Wellington Valente: Mudanças e Escolhas

Artigo de Wellington Valente, causídico de Parauapebas, sobre as mudanças e escolhas que fazemos em nossas vidas.

Inicia-se um novo ano e também um tempo de definição de novos objetivos e projeções pessoais, onde nos deparamos com a oportunidade de estabelecermos novas perspectivas em nossas vidas, sabendo de antemão que para que possamos atingir os resultados pretendidos, precisamos inovar e quase sempre ousar. Ousar até mesmo em nos desafiar a sair da mesmice e da malsinada acomodação. Observe que tal comportamento pode ser empregado em qualquer área de nossa vida, seja na pessoal, profissional e até mesmo em nossas relações interpessoais. A chave é saber usar nossa capacidade de nos libertamos de nossos velhos hábitos e adotarmos novos comportamentos voltados para a realização de nossos sonhos.

Para que estas mudanças aconteçam, a meu ver precisamos estar cada vez mais motivados e comprometidos com nossa infinita capacidade de transformação e ela, a transformação, deve ser de dentro pra fora, ou seja, de nosso íntimo para o exterior.

Entretanto, não basta apenas querer mudar. É preciso ter de forma clara o entendimento acerca do que precisa ser mudado, para que não gastemos energia com aquilo que não nos fará melhor, sendo que neste sentido precisamos exercitar nossa capacidade de realizar o autoexame para que possamos ter condições de identificar e reconhecer onde temos falhado e quais das nossas práticas precisamos abandonar, além de efetivamente identificarmos quais de nossas habilidades podem ser ainda mais desenvolvidas.

Porém, não basta examinar, identificar e reconhecer os pontos em que precisamos nos aprimorar. É preciso que saiamos do exame para a prática, pois mudanças não acontecem por meio de discursos vazios. Seja o verbo e não o substantivo da sua vida.

Mas não saia por ai contando para todo mundo seus planos e seus novos objetivos, pois nem sempre aqueles que nos rodeiam conseguem compreender o que efetivamente queremos e às vezes de forma não intencional e até mesmo por inveja, podem se manifestar de forma a tentar nos tirar do novo rumo que escolhemos para nossa vida.

Atitude e a palavra chave, pois a ação é que gera a transformação. Objetivo se atitude para fazer com que o mesmo efetivamente aconteça é mera intenção. A nova forma de agir e se comportar é o elemento que possibilita alcançar as metas estabelecidas, pois não podemos nos acomodar, principalmente quando sabemos que somente podemos nos acomodar com ou mesmo em situações que não conseguimos transformar.

Ao mesmo tempo se prepare para fortalecer sua capacidade de resistir e vencer o grande desafio que é mudar atitudes e comportamentos mesmo quando está inserido em um ambiente em que as mudanças não irão acontecer de forma geral, principalmente pelo simples fato de que provavelmente continuará interagindo com familiares, amigos e colegas de trabalho, que na maior parte do tempo não estão na mesma sintonia da mudança em que você se encontra.

Ao manter-se firme no seu propósito de mudar e agir de forma consciente e eficaz no sentido de se livrar de velhos hábitos e comportamentos, abrindo espaço em sua vida para novas práticas, você estará construindo um tempo melhor em sua vida e ao mesmo tempo passando da condição de passageiro para a de condutor das transformações necessárias e que permitirão um tempo melhor para se viver e ser feliz.

A escolha certa reside em saber o que queremos para nossa vida. Ser feliz é a pedida principal deste ano que se inicia. Sejamos, pois, felizes e vivamos um dia de cada vez.

Deixe uma resposta