A 14ª Conferência Estadual de Saúde foi aberta nesta terça-feira (23), em Belém, com a participação de conselheiros de 105 municípios paraenses, ativistas de movimentos sociais e representantes da sociedade civil. A temática do encontro, que prosseguiu até a quinta-feira (25), foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
“Certamente, o mais desafiador dentro da gestão pública é fazer saúde pública, e isso eleva ainda mais a necessidade do debate, da pluralidade e da coletividade, para que possamos ser assertivos nas decisões, partindo, por exemplo, da premissa que soluções para a capital não são necessariamente aplicáveis a outros municípios, pois cada um tem suas particularidades,” afirmou o governador Helder Barbalho, na solenidade.
O evento foi uma realização do Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A proposta dos três dias de programação foi mobilizar e estabelecer diálogos sobre políticas públicas e trazer propostas que possam melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), para deixá-lo cada vez mais acessível aos usuários, sobretudo no período pós pandemia de covid-19.