Brasília – Artesãos paraenses interessados em expor no 17° Salão de Artesanato Raízes Brasileiras já podem acessar o site da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e conferir o Edital de seleção. O evento, que reunirá artesãos do Brasil e do exterior para exposição e comercialização de peças, acontece na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília, de 8 a 12 de maio.
As inscrições já estão abertas e encerram no dia 18 de março. O edital contempla dez oportunidades, das quais: quatro para entidades representativas; três para artesão individual; e três para artesãos MEI. O número de selecionados por entidades representativas será de até cinco artesãos, sendo que apenas dois deverão ser indicados para participar no estande do estado do Pará como expositor, levando as peças dos demais que forem selecionados.
Os interessados devem preencher o formulário anexado ao edital e seguir as demais solicitações exigidas, conforme a categoria de inscrição.
O evento
O artesanato, uma das preciosidades da cultura brasileira, estará em destaque na capital federal no 17° Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, ocupando toda a área externa do Pátio Brasil Shopping, com uma rica programação a expositores e visitantes, incluindo oficinas e mestres artesãos fazendo sua arte ao vivo.
Em 2024, do conceito à execução, a edição reforça o compromisso de realizar um evento verdadeiramente inclusivo, acessível e sustentável. A iniciativa tem o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)/ Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério do Turismo, Pátio Brasil Shopping e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, além do patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e dos Correios.
Ao longo dos cinco dias, o público terá acesso ao talento de centenas de artesãos que desenvolvem seus trabalhos a partir de tipologias como cerâmica, madeira, fios, capim, palha, metal, rendas, sementes, bordados e tantas outras. No total, serão cerca de 80 mil peças, desde as menores, como acessórios e utensílios, até as maiores, como esculturas, cestarias, utilitários, objetos de decoração e móveis.
“Nosso objetivo é incentivar a preservação e consumo desses produtos, estreitando relações pela possibilidade de contato direto do artesão com o público consumidor e lojistas,” explica Leda Simone, diretora- executiva da Rome Eventos. “Reforçando o interesse pela cultura brasileira através da visualização do trabalho artesanal, gera-se renda para diversas comunidades e valoriza-se a singularidade que essas incontáveis manifestações artísticas têm em comum”.
“O Salão do Artesanato também é uma ótima oportunidade para lojistas, decoradores e arquitetos conhecerem e adquirirem peças originais e exclusivas, negociando diretamente com artesãos de todo o país,” complementa Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos.
Por Val-André Mutran – de Brasília