De 11 a 20 de janeiro, acontece a tradicional Festividades de São Sebastião, organizada pela Paróquia São Sebastião com o apoio da administração municipal, em Parauapebas, sudeste do Pará. O evento conta com programação religiosa e social, com a realização de novenas e missas, quermesse, alvorada com fogos em todas as comunidades católicas e a tradicional corrida de pedestres. Nos dias de novena os fies devem levar alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias carentes do município.
Entre a programação em homenagem ao padroeiro de Parauapebas, está a realização da 18ª Corrida de São Sebastião que acontece no próximo dia 20. Para participar os interessados devem acessar o link https://www.centraldacorrida.com.br/18corridasaosebastiao. As inscrições seguem até o próximo dia 17.
Este ano serão 700 vagas disponibilizadas, sendo 550 destinadas a atletas locais e 150 a atletas visitantes, o evento tem o apoio da Secretaria de Esportes (Semel). A largada será às 6h30, em frente ao shopping da cidade com chegada na Igreja de São Sebastião.
A corrida será de aproximadamente 7km para a Categoria Masculino, Feminina e Categoria Especial (Deficientes Visuais); e 2,5 km para a Categoria Especial (Cadeirantes). Para a inscrição serão necessários oito quilos (8kg) de alimentos não perecíveis e que deverão ser entregues no momento da retirada do kit da prova (camiseta, chip, manual de utilização do chip, número de peito, senha e alfinetes de fixação).
Além de homenagear o santo, a programação também tem por objetivo estimular a comunidade em geral, a prática da atividade corrida de rua em busca de uma melhor qualidade de vida.
São Sebastião
São Sebastião foi um mártir dos primeiros séculos da igreja cristã, por professar e não renegar sua fé em Cristo. Nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da Era Cristã. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe. Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado predileto do imperador Diocleciano. Conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana.
A fama de benfeitor dos cristãos se espalhou e Sebastião foi denunciado ao imperador. Este, que perseguia os cristãos do seu exército, tentou fazer com que Sebastião renunciasse ao cristianismo, mas, diante do imperador, Sebastião não negou a sua fé sendo condenado à morte.
Seu corpo foi amarrado a uma árvore e alvejado por flechas atiradas por seus antigos companheiros, que o deixaram aparentemente morto. Resgatado por algumas mulheres lideradas pela cristã chamada Irene, ele foi levado sob seus cuidados e conseguiu se restabelecer.
Após recuperado, São Sebastião continuou evangelizado e indiferente aos pedidos dos cristãos para não se expor, apresentou-se ao imperador insistindo para que acabasse com as perseguições e mortes aos cristãos.
São Sebastião é considerado o padroeiro dos trabalhadores do campo e comunidades ribeirinhas, dos soldados, além de ser considerado protetor contra a fome, a peste e a guerra.
1 comentário em “18ª Corrida de São Sebastião irá homenagear o padroeiro de Parauapebas”
Eu vou ganhar essa corrida ♂️