Hoje, 1º de fevereiro, comemora-se o Dia do Publicitário.
Profissional da área de comunicação, o publicitário atua no planejamento, coordenação e desenvolvimento de campanhas publicitárias para divulgar produtos, serviços, empresas e/ou pessoas. É ele o criativo por detrás de um anúncio que você vê na TV ou internet. É aquele profissional que pega um conceito, marca ou produto e, através de um planejamento sério e diversas técnicas e estratégias, cria um produto de comunicação para uma organização.
Em uma empresa, o publicitário pode trabalhar como diretor de arte ou criação, planner, mídia, produção gráfica, atendimento, pesquisas, tráfego, promoção e muitas outras funções. Porém, nem sempre a vida é um mar de rosas para estes profissionais, que precisam matar um leão por dia nesta selva de mercado. Eles precisam conhecer as pessoas, saber o que pensam e anseiam os mais diversos públicos, precisam estar atentos às novas tendências, sempre prontos a oferecer as melhores campanhas publicitárias para seus clientes.
Onde trabalha o publicitário
Os publicitários têm uma vasta opção de áreas para trabalhar, podendo escolher, entre outras, por atuar em escritórios de design, indústrias gráficas, agências de publicidade, comunicação social, departamento de marketing, comunicação visual, assessoria de imprensa e muitos outros.
Este tipo de profissional pode, também, empreender, criando sua própria agência e tocando o negócio por conta própria. É uma opção bastante procurada e com bom potencial rentável, se bem gerida. Mas é preciso tomar cuidado com a falta de experiência de alguns profissionais no mercado.
Qualidades de um bom publicitário
E como já comentado acima, um bom publicitário precisa saber como persuadir e convencer o consumidor a adquirir o produto/serviço que está sendo sugerido. Ele deve pensar como o seu público-alvo para conseguir traçar o planejamento de campanha de forma apropriada e estruturada. Precisa, para isso, estar sempre antenado aos acontecimentos do mundo, deixando para trás qualquer tipo de preconceito, uma vez que precisará expor os produtos de seus clientes para diversos tipos de classes sociais, sexo, religião etc. Uma dose de bom humor também é recomendada para esta profissão.
Enfim, é uma profissão que tem grande potencial de crescimento nos próximos anos e que merece ser valorizada. As empresas dependem muito de ter uma boa comunicação com seus clientes, e é aí que o publicitário precisa brilhar mais do que a concorrência. Os políticos precisam desse profissional para mostrar suas qualidades, e, porque não, esconder seus defeitos.
Feliz dia do Publicitário para todos do ramo, em especial aos amigos Sergio Ramos, Ana Cristina e os demais colegas da Planet, Saulo Ramos, Alexandre e Ivo Amaral, Marcus Pereira e os demais colegas da Gamma, Orly Bezerra e os colegas da Griffo, Ivan Pirixan, entre outros!