O 1° Festival do Açaí de Ananindeua comemorou o Dia Municipal do Batedor Artesanal de Açaí, na última terça-feira (11), e reuniu empreendedores do ramo de açaí, camarão, farinha de mandioca, charque frito e pescado. O público que compareceu provou e aprovou os produtos regionais expostos.
O objetivo foi divulgar o trabalho dos empreendedores e fomentar a economia do município, gerando renda aos batedores de açaí. Samuel da Silva, é empreendedor e está há apenas 1 mês e meio no ramo e viu a participação no Festival como uma oportunidade para divulgar seu produto e ganhar mais capital. “Esse evento foi essencial para nós e superou todas as nossas expectativas de vendas, vendemos tudo”.
Além do açaí comercializado por empreendedores que já receberam o selo de qualidade “Açaí Bom Que Só”, disponibilizado pela Prefeitura de Ananindeua, o público presente aproveitaram as farinhas de mandioca e de tapioca, charque frito, camarão, pescados e mariscos. Exposição de outros produtos derivados do açaí, como licor, sorvetes e picolés, biojóias de açaí, cosméticos e a já famosa bebida aromática feita a partir do caroço de açaí, também estiveram no evento.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) que convidou também empresas que comercializam equipamentos de proteção individual (EPIs), máquinas, filtros e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER-PA) e, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Amazônia Oriental (EMBRAPA), que levaram informações científicas e técnicas sobre os usos do açaí, manejo e produção.
Cerca de 30 batedores de açaí ganharam tanques de branqueamento, equipamento indispensável no processo do produto, pois remove gases dos tecidos reduzindo a carga microbiana, o que elimina os possíveis riscos à saúde, tornando o açaí mais saudável e seguro para o consumo.