Por Stéfani Ribeiro
O 2º Festival das Flores começou em Parauapebas no dia 28 de setembro. O evento foi organizado pelo núcleo local da representação religiosa União do Vegetal (UDV) e o local escolhido foi a Praça de Eventos, que fica no coração da cidade. Durante a semana de exposição centenas de pessoas visitaram o espaço e compraram flores, plantas ornamentais e frutíferas vindas diretamente de São Paulo e Paraná, exclusivamente para o festival, por preços jamais praticados em Parauapebas.
De acordo com o presidente material do núcleo da UDV em Parauapebas, João de Deus Rebelo, o festival foi sucesso absoluto e superou todas as expectativas. “O movimento foi intenso durante toda a programação, as vendas foram 50% maior em relação ao ano passado e tomou uma proporção maior do que imaginávamos”, comemora o presidente da UDV.
O festival estreou em Canaã dos Carajás e já no primeiro ano conquistou as pessoas que gostam de plantar. Lá o festival teve início no dia 3 deste mês e foi encerrado no dia 5.
“O nosso objetivo é incentivar o plantio e colocar este festival no calendário anual do município como uma expressão cultural”, planeja o presidente da UDV, comentando que as espécies com maior saída são as frutíferas, seguida de perto pelas ornamentais, que têm um destaque expressivo nas vendas.
De acordo com o presidente, já houve convites para a realização do festival em Marabá e interesse também do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) para levar o evento para dentro da próxima Feira de Agronegócios (FAP 2015). “O Festival está tomando uma dimensão maior do que esperávamos, e isso para nós é motivo de muita alegria”, encerrou João de Deus, agradecendo a todas as pessoas que de alguma foram contribuíram para a realização do festival e à população que participou maciçamente.