No dia 21 de janeiro é comemorado o dia mundial da religião. A criação da data foi com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo.
A ideia entrou em vigor a partir de 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional.
A palavra religião vem do latim “religio,onis” e seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta suas práticas e ritos próprios, envolvendo ainda formas de comportamento e de cumprimento dos preceitos morais.
O berço das religiões foi o Oriente Médio e a Ásia, onde nasceram as religiões monoteístas, que pregam a crença em um só Deus – como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Porém, aquilo que deveria servir de ligação e harmonia entre os homens, também se tornou grande fonte de conflitos, por abranger opiniões e concepções divergentes em relação à divindade, que aparecem envolvendo princípios éticos, filosóficos e metafísicos. Um exemplo disso foram as cruzadas, guerra entre cristãos e muçulmanos, que aconteceram entre os séculos VI e VIII, com o objetivo de impor o cristianismo no território onde se localizam Israel, Gaza e Cisjordânia, na época considerados Terra Santa.
Dentre as principais religiões do mundo temos:
– o Hinduísmo: surgiu na Índia em 1500 a.C e seu livro sagrado é o Vedas. É uma religião que apresenta vários deuses, mas os principais deles, que formam a sagrada trindade, são: Brahma – deus da criação, Vishnu – deus da preservação e Shiva – deus da destruição e da recriação.
– o Budismo: também da Índia, surgiu em 600 a.C, a doutrina é fundamentada nos preceitos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda.
– o Judaísmo: advindo da Palestina (Israel), em meados do século XVII a.C. o livro sagrado é a Tanach, que contém os mandamentos do judaísmo, onde creem ser descendentes de Abraão.
– o Islamismo, da Arábia Saudita, tem como livro sagrado o Corão, baseado na doutrina de Maomé, enviado de Allah para ditar os mandamentos. Para os muçulmanos, “Abraão, Moisés e Jesus foram profetas e receberam mensagens divinas” e não haverá outros profetas.
– o Cristianismo se originou na região da atual Israel, antiga Palestina, no século I. Seu livro sagrado é a bíblia, dividida em velho e novo testamento, que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.
– o Catolicismo é o maior ramo do cristianismo e o mais antigo como igreja organizada. A sede da Igreja e residência oficial do Papa estão localizados no Vaticano, país encravado na capital italiana, Roma. O livro sagrado dos católicos também é a bíblia, tendo como crença a Santíssima Trindade, através da relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A crença também é atribuída à santidade de Maria, mãe de Jesus e a todos os santos.
O Brasil é o maior país católico do mundo, com quase cento e vinte e cinco milhões de fiéis, que traduzem 74% da população do país.
Porém, com o surgimento das igrejas evangélicas ou neopentecostais, a diversidade das religiões tem aumentado, o Brasil é um país altamente religioso, abrangendo 95% da população. Além disso, o aumento das pessoas que não seguem religião alguma também tem crescido consideravelmente.
No Brasil, as outras religiões somam apenas 5% da população, divididos entre espíritas, cultos afro-brasileiros, judeus e seguidores das doutrinas orientais.
Por Jussara de Barros – Graduada em Pedagogia – Equipe Brasil Escola
5 comentários em “21 de janeiro – Dia mundial da religião”
I don’t actually understand how how exactly this is different between the Daily News publishing this or some online site. Material such as this must to be released out more to the public. I wish that people in the USA would stand up for peoples rights like this.
Muito preciso o artigo falando sobre as religiões, esta pluralidade nos sentimentos de cada cidadão a meu ver é importante, pois são correntes de pensamento distintos como acontece na política que existem uma infinidade de partidos políticos e todos com o objetivo de praticar e fazer o bém a seus congregados.
A Religião;
Veja esse artigo, sobre o caçador de religiões..
http://pontodoconhecimento.blogspot.com/2012/01/religiao.html
fala serio dizer que 74% da população brasileira é catolica isso é uma grande mentira.. o povo evangelico ja ganhou muito em cima desse percentual.
nao concordei com a materia..
Eu diria Zé Dudu, que não há uma “diversidade de religiões”, mas de igrejas, como dito no texto são poucas as religiões o que houve foi uma proliferação de igrejas.
No caso brasileiro, nós somos um país cristão – Relião Cristã – diversificada por inúmeras igrejas. Aqui em Parauapebas é um exemplo, pela quantidade de igrejas, se utlizadas segundo o mandamento cristão, nós seríamos uma sociedade, por exemplo, sem violência, etc. etc.
Todavia, seria um bom momento para uma celebração ecumênica em louvor ao DEUS ÚNICO, entretanto, vê-se que até a religião é utilizada mais para articulação política do que para a reflexão espiritual.
Outro detalhe é que muitas igrejas (não religião) estão mais pro “inferno” do que pro “céu”, nessa disputa de fiéis…, Ou seja, do dinheiro dos fiéis.
Todavia, louvado seja o nosso DEUS!