O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, “ciência da alma”: sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.
Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo “estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção”.
O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.
Apesar desse intuito de compreensão não ser uma característica somente do profissional de psicologia – temos também o antropólogo, o sociólogo e o economista procurando o mesmo -, fica visível que estes dão ênfase, sobretudo, aos grupos e sociedades, enquanto aquele se fixa no indivíduo.
Isto também não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o homem como a unidade do grupo.
Veja algumas das divisões desse estudo:
– psicologia da personalidade – ocupa-se dos diagnósticos e desenvolvimento das personalidades.
– psicologia social – estuda o comportamento dos indivíduos dentro do grupo.
– psicologia comparativa – compara o comportamento animal com o do homem.
– psicologia do desenvolvimento – avalia as mudanças que acontecem com o indivíduo.
– psicologia experimental – analisa os fenômenos psicológicos com fenômenos naturais, em condições monitoradas em laboratório.
– psicologia clínica – tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos.
Para quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar.
O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor.
Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem.
O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.
Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado.
O curso de psicologia vai dar a você, nos períodos iniciais, uma visão dos diferentes aspectos da psicologia: história, teoria e principais correntes.
Também haverá aulas enfocando matérias sobre saúde, como neurologia, por exemplo.
Mais adiante é que o aluno vai se deparar com as disciplinas profissionalizantes e optativas, como pedagogia do excepcional, problemas de aprendizagem e orientação vocacional. Nesse momento, é a hora de optar por uma área de especialização.
No caso de quem pretende clinicar, o estágio é obrigatório, mas todos, uma vez formados, deverão se registrar no Conselho Regional de Psicologia.
O curso tem duração de quatro anos, para o bacharelado, e cinco, para quem deseja ainda a formação clínica, para atendimento em consultório.
Fonte: IBGE Teen
3 comentários em “27 de agosto, dia do Psicólogo”
Eu discordo de psicólogos trabalharem em RH com recrutamento de pessoal, pois o profissional apto para realizar este trabalho é quem é formado em RH. Os psicólogos quando trabalham com RH, cometem várias injustiças, pois toda pessoa tem problemas para psicólogos. Acho essa profissão inútil!
Segue abaixo programação do Nucleo Marabá/Parauapebas
SEMINÁRIO: 50 ANOS DE PSICOLOGIA NO BRASIL
MARABÁ/PA – 30 e 31 DE AGOSTO DE 2012
AUDITÓRIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MRABÁ
PROGRAMAÇÃO:
1º Dia- 30/08 (QUINTA FEIRA)
17:30h – Credenciamento
18h – Mesa de Abertura/Apresentação do Evento
• JUREUDA DUARTE GUERRA – Psic. esp. Saúde Pública e Mental pela Escola Nacional de Saúde pública – ENSP/ Fiocruz. Mestranda do PPGP/UFPA. Vice-presidente do CRP/10.
• LETÍCIA MARIA SOARES PALHETA. Conselheira e Assessora Técnica do Centro de Referencia Técnica em Psicologia e Políticas Públicas/CREPOP – CFP – CRP10ªR. Membro da Comissão Técnico Científica/CEAS e da Comissão para Recriação da Lei do CEAS/PA. Articuladora da Região Norte/Conselho Nacional Assistência Social-CNAS.
• OZILEA SOUZA COSTA – Conselheira CRP/10 – Núcleo Marabá. Esp. Mestranda do PPGP/UFPA.
18:30h – Apresentação da Proposta de Criação do Curso de Psicologia em Marabá na UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).
• PROFº ANDRÉ PICOLLI (UFPA)
19h – Conferência: 50 anos de psicologia no Brasil: Avanços desafios.
• PROFª ADELMA PIMENTEL. Pós-doutora em psicologia e psicopatologia do desenvolvimento pela Universidade de Evora Portugal. Doutor em Psicologia Clinica PUC/SP. Diretora da Faculdade de Psicologia da UFPA. Pesquisadora do Mestrado em psicologia na UFPA. Autora pela Summus editora dos livros “Cuidado paterno”; “Violência psicológica”; “Psicodiagnóstico em gestalt-terapia”; “Nutrição psicológica”.
19:45h – Debates e Exposição do Filme (15 min) do CRP/10.
2º Dia 31/08/2012 – (SEXTA-FEIRA)
Manhã
08h Mesa Redonda: Atuação do Psicólogo na Violação de Direitos: questões locais/regionais
• IVANA ELCI LACERDA. Psic. Esp. Espaço de Acolhimento Provisório – EAP/ Marabá
• SARA GIUSTI ABREU. Psic. Esp. CREAS Parauapebas
• MARIA REGINA CEO ANDRADE. Psic. Esp. Atuou na SDDH. “Atuação do Psicólogo na Defesa dos Direitos Humanos”
• VERA MORAES. Psic. Esp. Centro de Perícia Renato Chaves. “A necessidade de assistência psicológica aos apenados do presídio Mariana Antunes”.
Mediadora/Debatedora: LETÍCIA MARIA SOARES PALHETA. Conselheira e Assessora Técnica do Centro de Referencia Técnica em Psicologia e Políticas Públicas/CREPOP – CFP – CRP10ªR.
9:30h – Debates
10h Intervalo
10:15h Mesa: Atuação do Psicólogo junto a Equipe Interdisciplinar na Saúde Mental
• FABRÍCIA MARQUES. Psic. Hospital Municipal de Marabá
• LUCIA DE FATIMA HOLANDA DE OLIVEIRA. Psic. Caps/Marabá
• JEFFERSON MELO Psic. NASF – Bom Jesus do Tocantins. “Atuação do Psicólogo na Atenção Básica na Saúde Mental”
Mediador/Debatedor: Psic. Esp. em Saúde Mental. Wagner Dias Caldeira. Coordenador Regional de Saúde Mental.
11:30h – Debate
12h intervalo – almoço
Tarde:
14h Palestra: Atuação do Psicólogo no Âmbito Organizacional
• NAYARA TEIXEIRA AGUILAR. Psic. Homex Brasil e ELAINE DIAS. Psic. Grupo Leolar.
14:45h Debate
15h Mesa redonda: Atuação do Psicólogo no Âmbito Jurídico
• MÁRCIA AUGUSTO. Psic. Tribunal de Justiça/7ª vara/Marabá – Mediação e Conciliação.
• FABIO MARQUES. Psic Tribunal de Justiça/6° vara/Marabá – Infância e Juventude – O Trabalho do Psicólogo na Vara da Infância e Juventude
• OZILÉA S. COSTA. Psic. Ministério Público – O Diagnóstico de Abuso Sexual no âmbito Jurídico: Contribuições da Psicanálise à escuta do sujeito.
• ARLENE NARA DE SOUSA DIAS – Psic. advogada, mestranda do PPGP/UFPA-Belém. Representante no Pará da Associação Brasileira Criança Feliz. Membro da comissão da criança e do adolescente da OAB/PA. Falsas Alegações de Abuso Sexual na Alienação Parental: Contexto Legal e Aspectos Psicológicos.
16:30h Debate
17h Intervalo
17:30h RODA DE CONVERSA Confecção de Documentos, Relatórios, Pareceres e Perícia Psicológica: Regulamentos Normativos e Questões Éticas.
• MARIA ROSÂNGELA DOS SANTOS. Psic. Esp. em Psicologia Clínica e em Acupuntura Tradicional Chinesa. Conselheira Presidente da Comissão de Orientação e Ética do CRP/10.
• OZILÉA SOUZA COSTA. Psic. Esp. Conselheira CRP/10 – Núcleo Marabá.
18:30h – Encerramento:
È para você querida filha BRUNNA, futura PSICOLOGA…
Bjs do PAPAI.