Por Eleutério Gomes – de Marabá
O Conselho de Jovens Empresários (Conjove) de Marabá está na contagem regressiva para a realização do 2º Liquida Geral, nos dias 6 e 7 de outubro próximo. De acordo com o presidente da entidade, Caetano Reis Neto, a campanha é resultado da união das entidades da classe empresarial em prol do aquecimento da economia local. Em 2016, primeiro ano da ação, 75 empresas participaram e, segundo Caetano, devido aos resultados positivos, este ano esse número teve um crescimento de 53,5%, com a adesão de 115 empresas dos ramos de prestação de serviços, pequenos, médios e grandes comércios, supermercados, pet shop, cursos profissionalizantes, brinquedos, enxoval para bebê e mamãe, informática e ótica.
“Este ano grandes empresas, como redes de lojas de varejo e supermercados impulsionaram as adesões”, comenta Caetano, ouvido pelo Blog. Segundo ele, no ano passado, tanto o consumidor quanto o comerciante saíram lucrando com o Liquida Geral. “Houve empresas que nos dois dias de promoção venderam mais que no Natal de 2015; outras, venderam mais que no mês de outubro inteiro; e houve ainda quem, nos dois dias de liquidação, vendesse mais que no próprio Natal de 2016”, conta o presidente do Conjove.
“Tivemos a sorte de a greve dos bancos ter encerrado no primeiro dia do 1º Liquida Geral. E não só lojistas e consumidores saíram ganhando. Táxis, mototáxis, táxis-lotação, empresas de coletivos e até freteiros tiveram boa movimentação nos dois dias”, lembra Caetano, afirmando que, com base nesses dados positivos, acredita o 2º Liquida Geral será “uma explosão de vendas”.
Sobre os percentuais que os lojistas dão a título de desconto, Caetano afirma que isso varia muito de empresa para empresa, mas diz ter certeza de que muitos dos que aderiram à campanha vão aproveitar para vender todo o estoque que estiver parado e outros vão usar os dois dias de ofertas para atrair novos clientes com os preços diferenciados.
O 2º Liquida Geral envolve nove pessoas na organização e é uma realização do Conjove e da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marabá) e tem a parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas). “O Sebrae é o nosso mantenedor e indutor financeiro e indutor de capacitação, pois ministrará palestra motivacional com os profissionais de vendas das empresas que aderiram à campanha”, detalha Caetano, acrescentando que a inciativa tem o apoio SPC Brasil, já que também nos dois dias haverá a renegociação de dívidas e recuperação de crédito; do Sindicom (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Marabá), da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), da Sicom (Secretaria Municipal de Indústria e Comércio) e de uma grande concessionária de veículos da cidade.