A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira, 9, a lei 12.990/14, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos Federais. A norma foi publicada no DOU nesta terça-feira, 10, e terá vigência pelo prazo de 10 anos.
De acordo com o texto, a reserva se dará em certames para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública Federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.
Pela norma, os candidatos autodeclarados negros, no ato da inscrição, concorrerão simultaneamente às vagas reservadas e às destinadas à ampla concorrência. Os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.
5 comentários em “Lei cria cota de 20% para negros em concursos Federais”
Achei muito bom o incentivo da Dilma Rousseff em reservar aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos Federais. Assim eu posso fazer concursos da minha área, confesso que sempre tive medo por ser discriminada, mesmo lutando por igualdades das etnias ainda tem discriminação fico muito constrangida com isso mas assim teremos mais oportunidades para entrar em concursos, adorei o site zedudu obrigado e abraços!
O sistema de cotas é claramente um racismo declarado.
o ministro Joaquim Barbosa precisou de cotas para chegar onde chegou?
é ele filho de rico?claro que não!alguns dirão:ele é exceção!aí eu digo:qualquer um pode ser exceção,basta ter coragem para lutar e de buscar de seus objetivos.
sem essa de coitadismo crônico,os negros não precisão disso,vamos a luta gente,se entrarem nessa ciranda demagógica estarão aceitando a condição imposta de cidadãos de segunda categoria,de pouca capacidade,menos inteligentes,pelos fato de seus antepassados terem sido escravizados.já pensou se todo grupo étnico que sofreu algum tipo de perseguição buscasse compensação através desse tipo de lei?
se valer o conselho,sigam o exemplo dos judeus,estes foram massacrados pelos nazistas,e hoje economicamente dominam o mundo.
segundo os cavalos que votaram essa lei todo negro tem deficiêcia de QI!
diria até que estão querendo criar uma sub raça…
enquanto os negros aceitarem esse tipo de tutela continuarão sendo marginalizados,precisamos lutar por direitos iguais sim,sem distinção de raça,religião etc…nós negros não precisamos desse tipo de privilégio,queremos lutar por direitos iguais,em igualdades de condições,eu particularmente não me sinto inferior a ninguém,estou preparado para disputar com quem quer que seja,qualquer coisa a qual postule,sem essa de cotas disso ou daquilo,o que estão querendo com essa lei é nos discriminar ainda mais.
chega de demagogia,não precisamos e não queremos proteção alguma,não somos coitadinhos,somos tão capazes quanto qualquer outra etnia.