O Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou a mudança no sistema de pontuação do Mundial de Fórmula 1 em 2010. A partir da próxima temporada, os dez primeiros passarão a pontuar e o vencedor receberá 25 em vez dos dez atuais. É a primeira vez que esta parte do regulamento é mudada desde 2003.
A mudança foi pedida pela nova Comissão de Fórmula 1, após uma reunião realizada na quinta-feira em Mônaco. A justificativa foi o aumento do número de carros no grid de 20 para 26, com 13 equipes em 2010. É o maior contingente de inscritos desde 1995. Confira o novo sistema de pontuação para 2010.
1º – 25 pontos; 2º – 20 pontos; 3º – 15 pontos; 4º – 10 pontos; 5º – 8 pontos
6º – 6 pontos; 7º – 5 pontos; 8º – 3 pontos; 9º – 2 pontos; 10º – 1 ponto
No ano que vem 4 brasileiros estarão correndo na fórmula um: Felipe Massa ( Ferrari) , Rubens Barrichello (Williams), Bruno Senna (Campos) e Lucas de Grassi ( Virgin ), este último deverá ser anunciado na terça-feira (15).
O GP do Brasil perdeu o direito de encerrar o ano para o GP dos Emirados Árabes, e teve sua data alterada. Interlagos receberá a corrida no dia 7 de novembro, uma semana antes de Abu Dhabi.
O encerramento da temporada estava programado para Interlagos no dia 14 de novembro, mas a organização da corrida em Abu Dhabi pediu a troca das datas. A prova no país árabe seria disputada no dia 31 de outubro, o que inviabilizaria o acordo, já que é o dia do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, data em que a polícia não permite a realização de eventos esportivos.