44º Círio de Nossa Senhora de Nazaré leva milhares de fiéis às ruas de Marabá

Corpo de Bombeiros calcula que aproximadamente 240 mil romeiros participaram da grande procissão. Diocese estima 300 mil
(Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

A tradicional missa campal na Praça Duque de Caxias, que antecede o Círio de Nazaré de Marabá, iniciou às 6h deste domingo (20). A festa religiosa é realizada com o apoio do governo do estado e conta com reforço das forças de segurança estaduais e municipais. Este ano, o Círio de Marabá teve como tema: “Ó Maria, fortalecei a nossa fraternidade”.

Por volta das 7h20, a imagem da Santa foi colocada na berlinda e seguiu em procissão percorrendo 7,5 km até a chegada no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, Nova Marabá. Nesta edição, o Círio durou pouco mais de 3h de caminhada. O trajeto ultrapassa em quilômetros a procissão da capital. No caminho, faixas, altares e muitas homenagens para Nazinha. Destaque para banda do exército e prefeitura de Marabá, que monta palanque todos os anos com atrações culturais religiosas.

Novidade

Este ano, ao contrário dos anos anteriores, o palco do Círio das Artes foi montado na entrada da Marabá Pioneira e também na Folha 16, nos anos anteriores, o Círio das artes se concentrava na Folha 16. As cantoras Lyah Soares, Nilva Burjack e cantores locais entoaram cânticos em homenagem à Santinha, enquanto uma chuva de papeis picados caía.

Romeiros

Entre os promesseiros, o gerente de vendas, Weliton Almeida, andou os 7,5 km com uma cruz, que pesa aproximadamente 90 kg. “Estou pagando promessa pela vida do meu irmão, que há 7 anos sofreu um acidente, ficou três meses em coma, foi desenganado pelos médicos, e Nossa Senhora de Nazaré fez um milagre na vida dele, e hoje ele está sem sequela alguma. A cruz representa gratidão”, contou ele.

Laurina de Sousa Silva estava na corda, também pagando uma promessa pela tia dele que esteve 20 dias entubada. “Hoje eu vim só agradecer à Virgem de Nazaré pela saúde dela [tia]. E hoje nós estamos todos felizes. A gente foi para o hospital quando chegou lá o médico disse que ela tinha que ser entubada e a intubação para a gente já é uma sentença de morte, mas com a Virgem de Nazaré, e o nosso Senhor Jesus Cristo, estou aqui pagando pela saúde dela. Hoje, ela está firme e forte para contar a história pra nós. É muita emoção, muita felicidade pra todos nós de casa”, expressa ela.

Cleudiane Freiras Vieira fez um pedido para Nossa Senhora de Nazaré ano passado, para conquistar a casa própria. “Foi a primeira vez que eu vim ao Círio, aí eu pedi pra ela [Santinha], que ela concedesse o milagre de construir minha casa, que tanto tempo que eu tentava e não conseguia. Ela me concedeu o milagre.  Aí eu prometi que ia trazer o tijolinho da minha casa e aqui eu estou. Então esse tijolo representa o sonho da casa construída”, conta ela.

Segurança

A Polícia Militar empregou, durante a romaria, um efetivo de viaturas de quatro rodas e de duas, para ajustar a fluidez do trânsito. No Círio Fluvial, que aconteceu ontem (19), a PM contribuiu com a segurança em lancha, na segurança de embarcações, assim como na Romaria Rodoviária.

De acordo com o coronel Ricardo Batista da Silva, comandante do CPR II, hoje, na procissão, o policiamento preventivo iniciou às 5h30 da manhã, nos principais corredores de acesso ao Círio, com 96 policiais militares. “Nosso objetivo é a garantia e manutenção da ordem pública, que os promesseiros possam fazer sua devoção de fé e rogar à Santa com muita tranquilidade e segurança. Nosso dever é afastar oportunidade e criminosos,” disse o comandante.

O capitão Frank Ney Antunes Pinto, subcomandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar, divulgou que  durante o Círio foram realizadas diversas ocorrências entre desmaio, vertigem, pequenos ferimentos e crianças perdidas, que foram entregues aos seus responsáveis.

Público

Tanto o 5º GBM quanto o Comando de Policiamento Regional II estimaram que cerca de 240 mil fiéis participaram da romaria. Já a Diocese de Marabá, estimou cerca de 300 mil pessoas no 44º Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Governo- Além de garantir a segurança dos romeiros, o governo do estado é um dos principais patrocinadores do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

O secretário regional de governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, participou da Romaria, como todos os anos em Marabá. “É sempre muito emocionante participar do Círio de Marabá. Homenagear Maria como mãe de Jesus é revigorante e nos dar força para prosseguir. O governo do estado é um dos principais apoiadores da nossa grande romaria. Parabéns a todos os envolvidos em mais essa edição dessa linda festa da fé. Que sempre possamos ter saúde para acompanhar nossa mãezinha”, conta o secretário.

(Texto: Emilly Coelho/Agência Pará)