Tendo como temática “O Plano Municipal de Educação e a Consolidação do Sistema Nacional de Ensino”, aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no plenário da Câmara Municipal, a 4ª Comep (Conferência Municipal de Educação de Parauapebas). O objetivo geral foi monitorar e avaliar o cumprimento do PME (Plano Municipal de Educação), corpo de lei, metas e estratégias, propor ações, indicar responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes e colaborativas entre os entes federativos e os sistemas de ensino.
Já os objetivos específicos foram: avaliar e monitorar o PME, com destaque ao cumprimento de metas e estratégias; avaliar os avanços e desafios para efetivação do PME; promover discussões que indiquem proposições para implementação do PME; e definir proposições para encaminhá-las à Conferência Estadual de Educação, que ocorre em junho próximo em Belém.
Veronice Coelho Carneiro, diretora técnico-pedagógica da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e representante da Comissão Organizadora da conferência disse que a conferência foi a culminância do que já vinha acontecendo nas escolas durante a semana. Segundo ela, as pré-conferências ocorreram nas 68 escolas se ensino fundamental, ensino infantil, indígenas e do campo.
“Nessas pré-conferências, das quais participaram alunos, pais e profissionais, foram discutidas as metas e as estratégias do PMEducação os eixos da Conae (Conferência Nacional de Educação) e foram eleitos os delegados das escolas que hoje estão aqui representando cada uma delas”, descreveu ela.
Veronice afirmou que, entre as 17 metas do PME, algumas são bastante desafiadoras, embora já tenham sido conquistados muitos avanços nos resultados de aprendizagem. “Hoje temos o terceiro maior Ideb do Estado”, atestou ela, acrescentando: “Então, temos desafios, mas também conquistas. E este é o momento de discutir exatamente isso. Os avanços e os desafios para a qualidade da Educação no nosso município”.
Raimundo Neto, secretário municipal de Educação, disse que o principal objetivo é estabelecer um diálogo com a sociedade. “A conferência passa pelos processos de discussão dos problemas da educação. A importância é trazer contribuições para serem incluídas no Plano Municipal de Educação, atualizando e modernizando esse plano”, definiu em rápidas palavras.
Cláudia Mariana Soares, eleita delegada da Escola Mundo Infantil, da Vila Palmares I, durante as pré-conferências, assim como outros 130 profissionais de Educação que participaram do evento, explicou que, na semana que antecedeu a conferência, foram levantadas proposições sobre a Educação, “olhando o que já existe no município, dentro de um processo avaliativo sobre o que está bom, o que melhorou e o que não melhorou e que precisa melhorar. “Nossa importância, como delegados, é fundamental para analisar essas proposições e as metas do município e levar também para a Conferência Estadual proposições para ver a nossa educação melhorar”, disse ela
Ao final da 4ª Comep foram eleitos dois delegados que irão representar Parauapebas na Conferência Estadual, em junho, da qual sairão os delegados que representarão o Estado do Pará na Conferência Nacional, em outubro.