O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega nesta segunda-feira (2) 58 retroescavadeiras a municípios paraenses. Cada prefeitura ficará responsável pela administração de uma máquina que deverá ser usada na construção e recuperação de estradas vicinais. A ação vai beneficiar o escoamento da produção da agricultura familiar. A cerimônia de doação das chaves será às 10h, no Ginásio de Esporte Geraldo Veloso, em Marabá, a 458 quilômetros da capital, Belém.
Agricultores familiares e prefeitos dos municípios contemplados esperam com muita alegria a chegada das máquinas, segundo avaliou o delegado federal do MDA no Pará, Paulo Cunha. “A expectativa é muito grande. Como aqui chove todo dia, temos muita necessidade dessas retroescavadeiras, que são versáteis e vão ajudar muito na recuperação das estradas. Os agricultores familiares vão ter melhores condições de levar seus produtos para comercializar em outros municípios e nos grandes centros”, comentou.
PAC2
Até o momento, o MDA já entregou 956 máquinas, beneficiando 974municípios brasileiros. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011. Este ano, municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Rondônia, Bahia, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraíba e São Paulo receberam os equipamentos. Recentemente, foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff a doação de retroescavadeiras para mais 3.591 municípios e de mais 1.330 motoniveladoras.
Lista dos municípios contemplados:
Acara, Afuá, Água Azul do Norte, Almeirim, Anajás, Anapu, Aurora do Pará, Aveiro, Bagre, Baião, Bannach, Belterra, Brasil Novo, Bujaru, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piria, Chaves, Conceição do Araguaia, Concórdia do Pará, Cumaru do Norte, Curralinho, Curuá, Eldorado dos Carajás, Faro, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Gurupá, Ipixuna do Pará, Irituia, Itupiranga, Juruti, Limoeiro do Ajuru, Medicilândia, Melgaço, Mocajuba, Muana, Nova Esperança do Piria, Óbidos, Oeiras do Pará, Ourilândia do Norte, Pacajá, Piçarra, Placas, Ponta de Pedras, Portel, Porto de Moz, Prainha, Rurópolis, Santa Maria das Barreiras, São Domingos do Capim, São Geraldo do Araguaia, Senador José Porfírio, Tome‐açu, Trairão, Tucumã, Ulianópolis, Uruará, Vitória do Xingu.
Fonte: ASCOM MDA
4 comentários em “58 municípios do Pará recebem máquinas do PAC 2”
Prezado Guto, perguntei o critério pois o municipio que moro não foi contemplado com retroescavadeiras e não pra falar mal do governo petista.
Zé espero que o governo não pense que com uma retroescavadeira esteja resolvendo os problemas das estradas vicinais desses municípios contemplados. Abraço.
Quanto não tem reclamam, quando recebe vão discutir critério? Que saber para que? Para falar mal do PT?
Por isso que no Brasil nada vai para frente. Sempre tem um torcendo contra.
Zé, qual deverá ter sido o critério usado para a escolha desses municipios para receber os maquinarios?