Uma renomada instituição financeira realizou pesquisa para entender o perfil dos brasileiros que desejam contratar empréstimo nos próximos meses e identificou que sete em cada dez pessoas desconhecem a modalidade que oferece um bem como garantia. Conhecida como home equity, a linha de crédito com garantia de um imóvel apresenta, no contexto de juros mais altos, uma interessante alternativa para aqueles que preferem pagar taxas menores, com maiores prazos e fôlego financeiro.
A partir das 1.273 pessoas ouvidas, percebeu-se que ainda há uma grande resistência em optar por essa modalidade de empréstimo: 61% afirmaram que não colocariam um bem quitado como garantia e 33% disseram que não colocariam um imóvel quitado como garantia.
A pesquisa também apontou que, na contratação de um empréstimo, 72% dos clientes buscam por juros menores e 46% pela certeza de que a parcela cabe no bolso. Além disso, 43% dos respondentes que utilizou ou planeja utilizar qualquer tipo de empréstimo pagariam dívidas com o crédito, 25% reformariam a residência, 21% comprariam uma nova e 14% comprariam um veículo.
“O home equity está alinhado ao que as pessoas querem: juros menores, prazos maiores, e a possibilidade de utilizar o crédito da maneira que desejar. Então, por que não pagar menos por isso?”, questiona Sandro Gamba, diretor do departamento responsável pelo estudo.