Com um enredo que falou sobre a cultura da raça negra na avenida, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Sol Nascente, pela primeira vez em quatro anos foi o grande campeão do carnaval em Parauapebas.
O resultado oficial foi apurado na tarde deste sábado (28) nas dependências do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), onde na oportunidade quase mil integrantes das três escolas de samba e brincantes de 18 blocos carnavalescos foram acompanhar de perto o evento.
Blocos
Os resultados das notas dadas pelos jurados aos blocos dos grupos “A” e “B” foram os primeiros a serem divulgados. Pelo grupo “B”, quem ficou em primeiro lugar, conquistando 48,5 pontos, foi o bloco “Nessa Onda eu Vou”, a segunda colocação ficou com o bloco “Vai Láaa”, com 48 pontos, o terceiro colocado foi o bloco “Do Barrão”, com 47 pontos.
Já no grupo “A”, os blocos “Samuray” e “Tererê” conquistaram 45 pontos e de acordo com o regulamento da Liga das Agremiações e Blocos das Escolas de Samba de Parauapebas, ficaram juntos com a primeira colocação e poderão virar escola de samba no próximo ano. A segunda colocação ficou com o bloco “Cala Boca e Me Beija”, conquistando 42,5 pontos, e empatados na terceira colocação com 42 pontos cada, ficaram os blocos “Piu Piu” e “Arrastão pai d’égua”.
Escolas
Logo após o resultado oficial do desfile dos blocos, a comissão organizadora do carnaval anunciou que com 86 pontos, a Escola de Samba Acadêmicos do Sol Nascente foi a grande campeã do carnaval 2009, ficando a Mocidade Independente do Primavera com 84,5 pontos, com a segunda colocação e a estreante Estação Eles e Elas na última colocação, com apenas 67 pontos.
Em declarações prestadas à reportagem após a confirmação do resultado, Edmílson Barroso (foto), Presidente da Acadêmicos do Sol Nascente, bastante emocionado agradeceu aos participantes da escola e dedicou o título à todas as pessoas que contribuíram com a Sol Nascente nos dias de carnaval. “Estamos esperamos esse grito de campeão há quatro anos, porém nunca desistimos de nossos objetivos e com muita dedicação, respeito aos nossos adversários e com muita responsabilidade, esse ano, falamos sobre um tema muito bom e os orixás nos abençoaram com este maravilhoso título”, relata.
Sindíma Pinto, Presidente da Mocidade Independente do Primavera, afirmou que sua escola fez um bonito trabalho homenageando o Mestre Verequete, “porém não é só de vitórias que a Mocidade se sustenta”, enfatizou.
Texto e Foto: Bariloche Silva