O Pará ficou novamente de fora da lista das 100 escolas com melhores notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Das 26 mil escolas brasileiras avaliadas, 74% obtiveram nota abaixo da média nacional, que foi de 50,52 pontos.
Em 12 Estados – todos os da Região Norte, três do Nordeste e dois do Centro-Oeste – nenhum colégio obteve pontuação suficiente para figurar entre os 100 primeiros colocados.
Na ranking das 20 escolas paraenses com melhores notas, o 1° lugar é do Colégio de Ensino Público Federal Tenente Rêgo Barros, com 66.45 pontos. Em segundo, vem o Centro de Estudos John Knox, com 64.81. Em 3°, aparece o Colégio Nazaré, com 64.72. O 4ª lugar é do Colégio Santa Catarina de Sena, com 64.07. Em 5°, o Colégio Madre Celeste, com 63.39. O 6° colocado é o Centro de Ensino Técnico Ideal, com 63.28. O 7° é o CEFET, com 62.3. Em 8°, o Sistema de Ensino Equipe, com 62.28. O 9° é o colégio Alvorada, de Marabá, com 61.96. E o 10° é o Centro Integrado de Ensino Êxito (CIEE), também de Marabá, com 61.9.
Em 11º lugar, Escola Dom Amando, Santarém, 61.45. Em 12º, Centro Cristo Salvador, de Santarém, 61.1. Em 13º, o Sistema de Ensino Universo, 61.09. Em 14º, Colégio Gentil Bittencourt, 60.79. Em 15º, Colégio Pitágoras Carajás, de Parauapebas, com 60.45. Em 16º, Colégio Moderno, 60.32. Em 17º, Instituto Nossa Senhora dos Anjos, de Abaetetuba, 60.31. Em 18º, Escola Adventista Cidade Nova V, de Ananindeua, 60.29. Em 19º, Colégio Santa Rosa, 60.24. E em 20º aparece o Colégio Santo Antônio, com 59.87.
A avaliação do Enem para as escolas paraenses quebra alguns antigos conceitos quanto à qualidade de ensino praticada no interior do Estado, sinalizando para uma mudança significativa no mapa educacional paraense. Entre as 20 melhores escolas, por exemplo, sete são interioranas, sendo que duas se incluem entre as dez primeiras, à frente de tradicionais instituições de ensino, como os colégios Moderno, Santa Rosa e Santo Antônio.
A listagem acentua, também, o abismo que separa os colégios particulares dos da rede pública de ensino. O primeiro colégio da rede estadual a aparecer na listagem é a Escola de Ensino Fundamental e Médio Diocesana São Francisco, que aparece em 409º lugar.
Fonte: Diário do Pará
3 comentários em “Pará: resultados decepcionantes no ENEM”
Prezado Robson, minha colacação acima citando à China como modelo não está relacionada com o contexto social vivido por aquele país. Cito à China como modelo educacional apenas, uma vez que a materia se trata de EDUCAÇÃO. Se o senhor analisar o histórico de conquistas que os cientistas (estudantes) chineses trazem para a humanidade fica mais evidente que esta é sim um modelo de educação pública a ser cópiado. Lá a educação é voltada para criar tecnologia e não para comprar tecnologia como é a nossa.
Caro Hudson Costa de Andrade, creio que o senhor está desinformado e só está olhando pra números da economia chinesa, sugiro ler um pouco sobre a qualidade de vida, a liberdade de expressão e o trabalho semi escravo da população chinesa, onde a classe operária nem sequer dispõe de previdência social e cumpre uma carga horária de 14 horas diárias de trabalho, uma nação que não tem liberdade política de expressão não deve e não pode ser uma formula de sucesso a ser imitado.
Até quando o Brasil vai continuar a ingnorar a Educação? Será que os nossos governantes ainda não perceberam que para chegarmos a ser uma potência mundial um dos critérios mais exigidos é justamente uma educação de qualidade? Sem esta, jamais conseguiremos alcançar nossos objetivos. Como exemplo a China, país que mais crece no mundo. Pergunte-me a formula: o país investiu macissamente em educação, não em uma educação de alfabetizado e sim em um ensino profissionalizante. Chega da política do “pão e circo”!