A mineradora Vale, através do seu staff jurídico, resolveu interpelar judicialmente o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen. Entrou com uma ação na Vara das Câmaras Criminais Reunidas, em Belém, pedindo que o gestor municipal seja notificado a dar explicações nos autos de número 2009-30171307.
Embasada e fundamentada pelos artigos: 144 do CPB, 161, I "a" da C.E e art. 23, I, "b" do R.I.TJE/PA, a ação, já devidamente protocolada no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, tem como relator o Desembargador Raimundo Holanda Reis. Este, encaminhou em 08/12, ofício à Comarca de Parauapebas ordenando ao magistrado competente que notifique o requerido para se manifestar no prazo de 48 horas.Devido ao recesso do judiciário o ofício ainda não foi recebido na Comarca de Parauapebas.
21 comentários em “Vale quer explicações, via judiciário, do prefeito de Parauapebas”
Na certeza que o Darci estar certo de cobrar da Vale isso sim. mais o certo e mais correto e se a vale pagar em obras se não e melhor nem pagar mesmo, aqui não tem nenhuma criança que não saiba que se a vale pagar em dinheiro e mesmo que nada para Parauapebas não vamos saber nem onde entrou esse dinheiro depois d eum tempo todos param de comentar e fica por isso.
Não sou cego mesmo, o que foi feito ta na vista de todos, o senhor Branco ficando milhonário
as custas do povo de Parauapebas, não sou do lado da Bel, mais vc esta nas tetas do PT
O Darci tá certinho em brigar com a vale, e ela tá certinha em botar ele na justiça, e nós pagamos por ELES.
Seu Revolução contra a politicagem, se vc é CEGO fale pra gente, pois se não viu o que foi feito na cidade nesses ultimos anos é só vc e um grupinho louco das antigas… mas é só olhar e ver por ai, e vá procurar um OFTALMOLOGISTA URGENTE……
O Sr. REVOLUÇÃO CONTRA A POLITICAGEM, pelos seus comentários vc deve ser um daqueles……. seis lá qual expressão devo usar, que não tem nada a fazer só falar mal dos outros, ou seja, do governo municipal…. fala tanto em que usn estão sendo beneficiados e pelo jeito deve estar com raiva pois seu tempo já passou…… olha aprenda a coisa é dinâmica….
caros blogueiros!
O que teria originado a tal procedimento é uma carta que DARCI teria dirigido ao ministro das minas e energia, aministra Dilma e ao proprio Lula. Nela segundo fonte da propria companhia Darci nao aliviou e colocou numeros das dividas da vale nao com ele, mas com a Uniao. Os numeros foram apurados pelo DNPM e isso teria causado problemas de relacionamento entre gov federal e a companhia, O que me causa estranheza é que o prefeito nao comentou nada com a imprensa. segundo esta fonte a vale estaria conversando com ele. Será que nao é só jogo de cena… Pelo menos é o que se comenta aqui na companhia…PARECE QUE TEM COISAS CABELUDAS que a vale quer nem ouvir falar. Quando tiver mais informações, por favor nao deixe de noticiar…
A vale tem que cumprir com o seu papel social,ela deixa os munícipis ficarem a ver navios. Mas o papel dela é crescer e aparecer, cada vez mais verde e amarelo! TIRA TANTO DE NÓS, NOSSAS RIQUESAS, então cuide também!
Caro Zé Dudú:
Dispõe o art. 144do Código Penal Brasileiro: “se, de referencias, alusões ou frases, se infere calunia, difamação ou injuria, quem se julga ofendido pode pedir explicações em juízo. Aquele que se recusa a dá-las ou, a critério do juiz, não as dá satisfatoriamente, responde pela ofensa.”.
O pedido de explicações é mera medida cautelar e preparatória, se ao ser apresentada a queixa, o juiz competente para sua apreciação a rejeitará se entender que as explicações apresentadas nos autos da providencia preparatória são satisfatórias.
Na realidade, alguma declaração publica do Prefeito Darci foi considerada,pela Vale, como caluniosa,injuriosa ou difamatória contra a companhia. Que declarações foram essas e em que contexto foram proferidas? O ponto central da questão é este.Para uma melhor avaliação dos seus leitores- e para a noticia ficar mais completa- seria importante que voce apurasse o que de “tão grave”foi dito contra a poderosa companhia, para leva’-la a solicitar explicações via judiciário.
Um abraço
José Omar
José Omar
Acho que o Darci deve cobrar a Vale (que não Vale nada), mas se lembrar que a dívida é com o município e não particular. Porque o dinheiro vem e só quem vê é a cúpula do “Comitê Gestor”.
é o primeiro que vejo defender o Darcí dessa forma, com certeza esta bem no municipio, às custas da politicagem entre o governo cidadão. deve ter dinheiro para pagar estudo para os filhos fora do municipio. falar da VALE é facil, mas entendo o que ela faz, pois hoje é uma empresa privada, tem que dar lucro para seus acionistas. o gestor municipal tem tudo não mãos para dar à população saúde, segurança, boas ruas esgoto, agua tratada, porque dinheiro temos e muito. quero que me diga o que foi feito com tanto dinheiro que entrou no governo do Darcí, essa prefeitura que foi inaugurada não chegou a 20 milhões de reais, onde tá o restante,,,
Parauapebas tem que ser cada vez mais VERDE E AMARELO!!! E os gestores da VALE PRECISAM entender isso!!! (((nome disso é.: CONTRAPARTIDA)))
A VALE como sempre surrupiando o povo de parauapebas, quando acha alguem que os cobra, ficam criando historias, Darci, vc tem mesmo que cobrar e cobrar de forma correta, tal como tem feito. tanto hé que ela será obrigada a pagar o debito que tem com o nosso povo, estamos do teu lado!!! A VALE, resta pagar os danos morais, financeiros com os filhos, pioneiros e pessoas que estão tentando fazer de Parauapebas uma cidade melhor… Quantos pioneiros e quantos filhos dessa cidade estão sem ter o que fazer e sem ter condiçoes de aprender o que fazer por aqui, semdo preciso irem embora procurar uma vida melhor Brasil a fora, deixando para traz seu PAIS, irmãos etc… Caros Leitores, se parauapebas não fosse uma cidade diferenciada em sua riqueza, natural, fosse comum a milhares de outras no Brasil, tudo bem, MAS NÓS TEMOS A MAIOR RIQUEZA EM MINÉRIO DO BRASIL, UMA BELEZA INCOMPARAVEL, e mesmo assim, nossos filhos não podem ficar!!!???
Hora!!!!!! vamos fazer o Vada vez mais verde e amarelo valer em PARAUAPEBAS.
DARCI, COBRE, VÁ A JUSTICA, TANTAS QUANTAS VEZES FOR CHAMADO, mas não seja homisso.
Eu até havia deixado de comentar ou até mesmo de ler esses posts, porque o final disso tudo é evidente: deixaremos de lado o vatapá, o tacacá, a farinha e até mesmo a nobre panelada, e nos entupiremos com uma bela pizza, servida a quatro mãos. Parabéns a PMP e Vale pela inoperância e pela exploração do nosso povo, feita sorrateiramente, escondendo-se como lobos em pele de cordeiro. E se os ventos de lá trazem o Zé (o Dudu não) como futuro candidato a prefeito desse município, cairemos em desgraça, pois aí o domínio da Vale no município será declarado e descarado. Abram os olhos, minha gente, ou o preço será alto demais!
Dar explicações sobre o que mesmo? Gostaria que a notícia fosse mais completa, ZDD.
Assim que o Darci se reelegeu apareceu em um notícia que li – não me lembro onde – abraçado lado a lado com não menos que Roger Agnelli. Uma trégua entre as partes para o bem da comunidade estava a caminho? Não sabemos…
Se sim, o que teria acontecido nesse período de quatro estações?
Uma coisa é certa: enquanto a gestão do município e a gestão da principal fonte de emprego e renda da cidade não acertarem os ponteiros, vai continuar essa “muvuca” que reina em Paraupebas. Uma cidade abastada, nascida em berço de ouro, com um povo trabalhador que padece das mais básicas necessidades.
Mas, esse tipo de administração não vai mudar se este mesmo povo continuar com a mentalidade de achar que o seu dever cívico se limita a votar, nada fazendo para protestar ou fiscalizar. Pelo voto, o máximo que se faz é mudar o partido e as pessoas da vez. Assim foi que Darci e a sua trupe entraram. Para fazer o quê ainda não mostraram.
Mas, ainda tem gente que diz que ele é o cara… vai ver está satisfeito com a prefeitura… e nada mais, ou estou errado? Ou então é “o cara” por viver às turras com a mineradora, que tem seus erros, mas também tem boas práticas que nem de longe a Prefeitura de Parauapebas chega a conhecê-las ou compreendê-las, imitá-las então, impossível.
Onde está a transparência prometida em cada palanque em 2004, e reeditada para o palanque de 2008? Há muito tempo já passou da hora de começar a colocá-la em pratica!
Na verdade, não só o prefeito, mas todos os carrapatos grudados no saco dele, deveriam prestar contas, como foi sugerido em palanque, no ano de 2004, em um argumento fundamentado pela corrupção da então prefeita Bel Mesquita e sua trupe. Cadê o portal da transparência? Cadê a militância do PT? Cadê as obras? Cadê de pagar as dívidas com fornecedores e prestadores de serviço?Só a oratória bonita não vale de nada…
Se Darci é o cara, então o mundo acaba mesmo em 2012. Se tivermos sorte, antes, para não passarmos tanta raiva com essa corrupção deslavada, enriquecimento ilicito. É de amargar a boca!
Pelo menos a Vale tem o poder de exigir as explicações que o povo tanto quer e não tem acesso.
Clube de professores de merda, pilantras pobres que enlouqueceram quando viram dinheiro.Quase uma gaiola das loucas!
Nem parece que a Parauapebas tem Prefeito. Cidade abandona por sua própria sorte.
Esse Darci anda nas sombra ou seja é um prefeito invisível.
Sim, esse é o primeiro buchicho do ano! Pelo menos que eu tive conhecimento. Se souberes de outro melhor, que será uma “notona”, por favor me envie.
Agradeço a visita de leitor anônimo tão empolgado.
Volte sempre!
Af!!! fala serio !!! é esse o buchicho do ano? me poupe Ze dudu!! esse teu blog, ta virando blog de notinha!!!!! hooooooooooo que “grande noticia”.
Depois de ser obrigada a pagar uma fortuna !!!!!!!!!! o minimo que a mineradora pode fazer, é criar probleminhas com o Prefeito.
Darci é o cara !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Darci foi pro RJ passou o reveillon, na copacabana de boa
Será que ele tera argumentos protocolados? acredito que não… ti vira DARCÌ