O post Assessoria de Comunicação de Parauapebas, que mostra os deveres da ASCOM, recebeu o comentário de um leitor que se identificou como Paulo. No comentário, o leitor relaciona a falta de notícias por parte da ASCOM com o, segundo ele, mal trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde. O gestor da SEMSA, Evaldo Benevides Alves, respondeu ao questionamento do leitor. Leia o que relatou Evaldo:
“Olá Zé Dudu, vai ai uma satisfação ao Paulo. Quero informar que:
– diminuímos a mortalidade infantil pela metade;
– fomos escolhidos como o melhor trabalho de combate a hanseníase no Brasil;
– estamos com quase oito mil partos sem morte materna no Hospital Municipal (o normal é um óbito para cada mil partos);
– sobram vagas para pré-natal na nossa rede, como também para preventivo do câncer de colo do útero.
Visite o CAPS (Centro de Apoio Psico Social) e veja o apoio às pessoas com transtorno mental; também sobram vagas para fisioterapia na nossa rede.
Conheça o CTA (Centro de testagem e aconselhamento) onde a população encontra cuidado integral as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Nos postos de saúde funcionam programas como:
– os de hiperdia (apoio integral aos hipertensos e diabéticos);
– o CD (crescimento e desenvolvimento) que acompanha as crianças até sete anos de idade,
– planejamento familiar, que disponibiliza camisinha, anticoncepcional, DIU, vasectomia e laqueadura.
Ninguém precisa mais dormir na fila para conseguir um exame no laboratório ou um ultra-som.
No Hospital, quando necessário, transferimos o paciente de UTI aérea para salvar uma vida.
Paulo, sei que precisamos melhorar, mas o aconselho a ser mais responsável no julgamento. Conheço a saúde pública do Pará e posso te garantir que estamos tirando do atraso a de Parauapebas”.
Evaldo Benevides – Secretário Municipal de Saúde.
==============================================================================
Nota do blogger: Caro Evaldo, parabéns pelas conquistas relatadas. Agora sim tenho a certeza que a postagem estava correta. Existem fatos a serem mostrados e essa seria a função da Assessoria de Comunicação. Algumas soluções encontradas por você e por outros secretários de governo para os problemas do município são de total desconhecimento da imprensa e em contrapartida, também da população. Resta repetir a frase usada por um leitor: “ o pior de um governo é quando não se tem notícias dele”.
26 comentários em “Secretário de Saúde responde comentário colhido no blog”
Este SERVIDOR é mesmo uma anta, se você não tem competência para fazer seu trabalho ou o seu secretário o que vocês estão fazendo aí? Vocês foram contratados para resolver os problemas e não para esperar que alguém resolva pra vocês.
Tenha santa paciência…
Eita lelê!!!! Palmas para todos…. estes comentários são uma palhaçada… dizer que alcançar alguns resultados são mais do que obrigação do secretário é muito fácil, difícil é fazer. Quantos de vocês, que são ‘doutores da verdade”, já foram no gabiente do secretário para dar SOLUÇÕES? e não adianta dizer que isso é obrigação do povo da saúde e que eles ganham para isso, por que para criticar todo mundo sabe procurar, agora para ajudar é que é o problema…. vamos lá continuem escrachando a saúde…. isso vai ajudar muito a melhorar.
Pena que nem todas pessoas sabem avaliar dados pois quando fala em redução de 50% acha que é pouco mas provavelmente não conseguiria fazer nem isso a critica é importante desde que seja consciente que tenha conhecimento do que é posivel e do que é desejavel redução de obitos e doença não é feita so por profissionais ou partido é feita por todos nós enquanto tiver gente torcendo para dar errado vai dar, será que o problema é do secretario é do PDT é dos funcionarios ou é de todos nós que não fazemos a nosssa parte não foi nem o secretario nem os funcionarios que despejou toneladas de lixo na beirra do rio onde seria um local de lazer, há foi a saude que não montou plantão par evitar né? paciência não vem me dizer que não sabia que era broibido jogar lixo na beira do rio. Por isso que essa criticas não funciona são feitas sem saber o que esta falando direito ai atrabalha até quando é verdade.
Olá Servidor 2 – semsa/PDT
Vamos aos fatos:
Solidariedade sim ao Sr. Evaldo (acho que a maioria concorda que ele é humano) e a toda sua equipe de bons profissionais (funcionários efetivos da semsa SIM, mas ao cabides de emprego do PDT NÃO) e alias não pertenço ao partido do PDT e nem outro (mal sinal, pois acredita no que te falam e não vê a situação real), apenas tenho compromisso com o meu trabalho (continue assim) e em vez de ficar com tititi façam o mesmo ajudem e não atrapalhem quem está fazendo com o que pode (tentamos ajudar mas ele só ouve a turma do pdt)
A Ratoeira (um partido)
Um rato (funcionário publico) olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro (prefeito) e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali.
Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira.
Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos:
“Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa.”
A galinha (um diretor da semsa), que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:
“Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.”
O rato foi até o porco (outro diretor da semsa) e disse a ele:
“Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira.”
“Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.”
O rato dirigiu-se então à vaca (outra diretora da semsa, numa botique qualquer e são muitos). Ela disse:
“O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!”
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa (um político).
A cobra picou a mulher.
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital (HMP). Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja.
O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e muitas Pessoas vieram visitá-la.
Muita gente veio vê-la o fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
Detalhe: Na sua estória não tem fim e digo a mulher do fazendeiro morreu porque quando voltou na emergência do hospital não tinha médico.
Cara amiga servidora semsa/PDT também você é mais um animal que não ouve os apelos de quem de verdade é servidor e crê no que falam
Engraçado, como dono de jornal escreve tão mal…
Como a saúde vai também tão mal…
Como os interesses do povo são tão mal defendidos… Esse mesmo povo que paga o rico salário de quem deveria olhar por ele…
Mas não podemos fazer cara feia, ou seremos perseguidos até a morte… Temos que ser “Polianas”, brincando de ser felizes.
Olha, dos outros programas eu não sei dizer, mas a situação do CAPS é degradante. tudo é muito precário, espaço fisico, equipe reduzida, falta de atividades, atendimento psiquiatrico péssimo, etc. tenho uma parente que faz tratamento lá e sei como é. A unica coisa que se salva são os profissionais que estão lá e que tentam fazer alguma coisa boa, mas diante de tanta “fartura” fica dificil.
Não é de hoje essa situação da saude. Mas não adianta, nada vai mudar, a não ser que façamos como Marabá, que fez denuncia para a PF e o secretário de lá foi preso. Já reclamamos muito, ja conversamos, ja alertamos..acho mesmo que o Darci até gostaria que houvesse essa denuncia, no fundo ele não quer mais o Evaldo ali, mas o rabo preso e as alianças não deixam, né, gente? vamos fazer o nosso papel e denunciar. logo logo (em Marabá demorou 8 meses a investigação) a gente tem um resultado. Porque esperar que o Governo faça algo é bobagem. desistam todos. Vamos correr atrás dos nossos direitos e dos direitos do povo.
E de envergonhar os numeros da saude…
que nao sao poucos, todos omitidos por nosso secretario.
morte de RN no materno ele esta equivocado ou negligenciando…
fila de espera sera que 10 horas no PS aguardando atendimento para seu filho doente e pouco, ele deve ter plano de saude ou pagar particular.
discurso do proprio;
o sus e pobre o municipio nao tem dinheiro
nos melhoramos muito a saude de parauapebas ja estamos ate fazendo 1000 preventivos mensaes 120% das mulheres em idade fertil ok.
a populaçao tem de escolher melhor seus representates.
e vergonhoso quanto descaso com o dinheiro PUBLICO
Seu Carlos Refribom…Vamos lá…é duro a realidade dos fatos, por isso o senhor ficou irritado com o que falei, Eu entendo. Posso dizer que Parauapebas não está precisando de um novo jornal e sim, de JORNAIS QUE ‘MAME’ NAS TETAS DO GOVERNO CIDADÃO, MAS, NÃO FIQUE DE ‘RABO PRESO’ EM SEUS ARGUMENTOS. O fato é que os jornais de pebas não publicam notícias (nem de longe o que é publicado em pebas pode se chamar de reportagem, com cenário etc.) negativas sobre o governo cidadão. Ah, claro. Como vão falar de pontos negativos de quem paga seus salários, não é mesmo!!!
Com relação à reeleição do governo atual, claro que o povo votou nele porque, subjetivamente, achava-se, ou acha que seria o ideal para a cidade. Mas, paciência. Se até o momento, o povo, ou parcela do povo, acha que o governo anda tropeçando nas pernas. Paciência de novo. Mas isso não vem ao caso porque eu não citei esse assunto e sim, o fato da ASCOM divulgar poucas informações sobre o governo cidadão, entre outras ‘cosas mas’.
Outra coisa: acho louvável que o senhor defenda esse governo, porque, quem sabe, o outro não seja tão bom com o senhor e talvez até lhe feche os cofre públicos.
Quanto a minha candidatura, não há necessidade, dentro do governo já estou e de olho nas próximas eleições.
Eu leio os blogs todos os dias, alias faço dele o meu guia. Sento na padaria para ler os jornais que por lá já estão e, faço isso todas as manhãs. Conheço as pessoas que estão na ASCOM. Eles trabalham, sim! Mas, o setor está adormecido. Precisa fazer o seu próprio marketing. Eu também concordo com o senhor que eles estão trabalhando. Mas estão fraquinhos das pernas. O único que conhecemos é o senhor Waldir, que como eu disse, se prevalece das informações de lá dentro para atualizar seu blog.
Quanto a me esconder, como o senhor citou, quero dizer-lhe que não quero a fama. Pra mim, o anonimato está bom. Isso é covardia, que seja ok! Mas, é assim que prefiro ficar. Quem sabe, posso está do seu lado nesse momento, escrevendo estas linhas, não! Quanto a “imprensa pequenina” que o senhor citou, bom isso ainda é fato na cidade, infelizmente. E, não sou novato. Moro por aqui há mais de 21 anos.
Gente fico arrepiado em ler tantas verdades e muitas delas pelo seu texto sabemos diferenciar que os destinatários são mesmo usuários, mais todos merecem destaques no fantástico pois acertaram em cheio, vcs sim são os verdadeiros bola cheia. É pra rir… e chorar, mas essa é infelizmente como disse meu grande amigo Carlos Refribom a escolha que fizemos então só nos resta rezar pra que o tempo passe bem rápido e venha a tão sonhada mudança mesmo e que DEUS nos proteja das doenças…
Solidariedade sim ao Sr. Evaldo e a toda sua equipe de bons profissionais e alias não pertenço ao partido do PDT e nem outro, apenas tenho compromisso com o meu trabalho e em vez de ficar com tititi façam o mesmo ajudem e não atrapalhem quem está fazendo com o que pode.
A Ratoeira
Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali.
Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira.
Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos:
“Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa.”
A galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:
“Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.”
O rato foi até o porco e disse a ele:
“Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira.”
“Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.”
O rato dirigiu-se então à vaca. Ela disse:
“O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!”
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa.
A cobra picou a mulher.
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja.
O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e muitas Pessoas vieram visitá-la.
Muita gente veio vê-la o fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
Bem vamos lá……… Caro secretário vc não está fazendo mais do que sua obrigação, não venha com conversa fiada de que melhorou isso ou aquilo o certo é que vc está nesse cargo para trabalhar para a SAÚDE do povo então meu filho bora trabalhar, vc não faz nada com seu dinheiro e sim com o do povo….Me diga uma coisa, quando seu filho adoece vc leva ele no Hospital municipal???? Quando seus familiares precisam de ser internado vc oferece os quartos do HMP??? Quando vc tem uma emergência médica vc vai para ser atendido na emergência do HMP???? è claro que não, pois vc é RICO..Enfim Faça sua função porque tem muita gente que necessita de ser tratado no HMP,,,e lembre de que é sua OBRIGAÇÃO cuidar dessa secretaria pois tu esta guanhando muita grana pra esse cargo …….E os Puxas Saco ai em cima não sabem o que falam…..e uma coisa é certa a SAÚDE tá MORRENDO.
só quero falar pra esse IG que não tem coragem de dizer seu nome, mas ele bem que podia montar um jornal pra falar os desfeitos do governo, alias de tudo, porque pra muita gente jornais só devia publicar o que está errado dos governos, eu como dono de jornal acho que devemos publicar o que está correto, se um dia desse o povo de Parauapebas reelegeu o atual prefeito foi porque o povo entendeu que naquele momento o melhor nome era o dele.
isso é muito simples sei IG monte um jornal faça um contrato de prestação de serviço seja lá com quem for e vá lá e de o seu jornal que vc montar, porque se nós fossemos colocar apenas as coisas boas que acontece no governo atual de darci, tinha que ter um era diario e talvez ainda não desse, como também poderia colocar um diario pra publicar coisa ruim, não é jornal que faz a diferença, quem faz isso é o povo, e o povo escolheu o darci, então o senhor espera ele sair do poder e se candidate ganhe e faça um governo melhor que o dele.
em relação ao secretario da ASCOM eu acho que ele está indo bem até demais, se comparado aos que já passaram naquela pasta, inclusive nos mandatos anteriores, se vc quiser me mande um e-mail que eu te mando o nome e os feitos de alguns que já passaram naquela pasta e o que fizeram com quem tinha ligação com imprensa, até viciado em cocaina já colocaram na pasta em outros governos, humilhando as pessoas que trabalhavam numa imprensa pequenina que existia por aqui, mas vc deve não estar nessa area, ou não lembra ou é novato em Parauapebas. eu sou grato pelo atendimento que o alexandre dispensa a nós da imprensa, somos tratados como seres humanos que estamos tentando viver nessa selva de pedra. faça isso monte um jornal e de pra quem vc quiser. carlos refribom dir pres Carajas o Jornal.
Caro Evaldo não se quer citamos seu nome, optamos por ressaltar a pasta da saude, tudo bem, de qualquer forma todos sabem que voce é o responsavel, porem não nos referimos a materno infantil nem tão pouco a hanseniase,cancer de colo do utero,partos e mortalidade infantil,trnstorno mental,camisinha, anticoncepcional etc. pelo visto voce não se ligou no grande problema atual da saude, eu disse pequenos problemas que se tornam grandes e prejudicial ao povo, a berração está na emergencia, as diminuições dos problemas que voce secretario citou, foram todos parcialmente resolvidos no decorer da sua gestão na pasta, agora emergencia não espera por tempo, o nome ja dis tudo EMERGENCIA, la Evaldo é que esta o sofrimento do povo, vai la e confira voce mesmo, não fique prezo a numeros conquistado com o decorre do tempo, o tempo de providencia é agora, ja, na emergencia.
Pois é, um absurdo, se o Sr. Evaldo acha que está tudo muito bem, que esses dados que ele apresentou é motivo de vangloria e comemoração, então a coisa está mais feia do que se pensa. Quer dizer que isso é tudo que ele conseguiu, em cinco anos de governo e com a renda que Parauapebas tem?, parabéns então, acaba de assinar em baixo do seu atestado de incompetente. Quer dizer que sua família quando adoece se trata no hospital municipal?. Porque será que em Parauapebas cresce o número de hospitais e clinicas particulares e cada dia aumenta as existentes?, o que seria da maioria das famílias de Parauapebas se não trabalhassem em empresas prestadoras de serviço da VALE, que fornecem planos de saúde e atendimento na rede particular?. Esses números, mesmo se fossem verdadeiros, é uma piada, diante das condições financeiras do nosso município e os impostos que pagamos, e a não construção ainda do hospital municipal reflete bem o que tem sido esse governo. Pelo amor de Deus povo vamos acordar!!! chega de pilantragem!
E não adianta dizer que governos anteriores não fizeram, pois esse governo foi eleito e reeleito justamente para fazer o que os anteriores não fizeram e não para roubar mais ainda.
ô querida
Voce num éh servidora da semsa, vc é servidora do pdt. então muda ai que agente entendi.
É muito bonito a colocação do Evaldo, a gente lendo até se emociona, agora vai precisar dos serviços dos hospital municipal!!, ai dá vontade de chorar, mas de raiva!!. outro dia fui procurar vacina em um postinho de bairro, não fui vacinado porque não tinham carteira de vacinação. Será que com a renda de Parauapebas, isso é o máximo que se conseguiu fazer nesses cinco anos de governo?, será que os dados apresentados pelo Sr. Evaldo é motivo de orgulho e vangloria para ele? duvido se a família dele, quando tem qualquer problema de saúde, procura o hospital municipal. Detalhe: graças à iniciativa privada, aos planos de saúde ofericidos por quase todas as empresas que prestam serviços pra VALE, a grande maioria das familias de Parauapebas utilizam hospitais particulares, pagando por um serviço que deveria ser público, pois é pra isso que pagamos INSS e outros tantos impostos. Não é atoa que os donos de hospitais particulares estão cada vez mais ricos em Parauapebas.
Esse governo é uma vergonha!
Para quem conhece a Lição do Bambú – É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão!
Estamos com você Evaldo e dificuldades encontraremos durante toda a nossa vida.
Essa foi boa, eu não me canso de ouvir as asneiras desse secretário! Vai dizer que a saúde é boa? Só pode ser brincadeira, a saúde de parauapebas é um lixo! Em qualquer lugar do país as coisas melhoraram, somente aqui nada funciona. E o cara é ruim mesmo nem o hospital ele conseguiu construir e não tem desculpa não pois as lojas opção (que pertencem a ele) no mesmo período que começou a construção do hospital, já esta no terceiro edifício na cidade. E aí. Vai dizer o que! que não sabe construir? Eu to de saco cheio disso aqui e desse prefeito ladrão! o povo burro!!!
Depois de ler a resenha, deixo uma crítica: para quem gosta de informação via web, acesse o blog do Waldir. Aquele blog mostra o que acontece dentro das autarquias governamentais. Aquele blog, sim, se prevalece das informações coletadas pela assessoria da ASCOM, da qual o Sr. Waldir faz parte, para manter seu blog atualizado. Ali tem informações quentinhas todos os dias.
Para quem gosta de informação impressa, compre os jornais da cidade (apesar de eu achar que esses jornais eram pra ser distribuidos gratuitamente, já que são mantidos com o dinheiro público). 99% deles divulga os acontecimentos da cidade, dos quais 90% são informações sobre os feitos (os desfeitos/malfeitos não são públicados) do governo de pebas. É isso.
Gostaria de parabenizar o Evaldo pelo compromisso que teve em responder ao blog e ao Paulo e também pelas conquistas e mudanças alcançadas, afinal de contas nossa Parauapebas merece. Infelizmente é de conhecimento da população que a assessoria de comunicação do Sr Prefeito, assim como outros orgãos da prefeitura, só faz o que é de interesse da Administração do PT e que o real somente é sabido quando pessoa sérias se pre-dispoe a falar. Parabêns ao secretário de saúde, e fica o meu pedido, haja da mesma forma em relação a alguns dirigentes seus, que não estão muito preocupados com seus ricos cargos e ao invés de realmente lhe ajudar a fazer uma saúde ainda melhor, andam no horário de trabalho com seu conjuge(que é médico), desfilando nas lojas da cidade e quando somos obrigados a falar com tal pessoa recebemos sempre a mesma informação de uma educada e mandada atendente lá do sementinha que a tal senhora está em reunião. Já é fato que muitos dos casos graves de pessoas necessitadas de alguns bairros distantes só serão resolvidos pela dirigente se marcamos com a mesma em uma botique da cidade.
Isso é lamentável, mas acreditamos secretário que és um homem sério e que tomará também uma decisão diante de tal situação.
o prenatal deve ter vaga com enfermeira, pois em meu consultório canso de receber gestantes que falam estar saindo do posto pois não conseguiram passar com o médico.
quanto a prenvtivo de cancer de colo parece não ter vaga sufuciente para a colposcopia e os tratamentos de lesões pré-cancerosas do colo.
quanto a mama não tem niguém na rede pública fazendo este trabalho.
quanto a mortalidade a mortalidade neo natal e o os partos pré termos ainda são alarmentes.
os casos de sífilis neonatal são preocupantes.
a vasectomia e a ligadura tubária e fila é para 6 a 7 meses.
a marcação de cirurgias ginecológicas não tinha nem data paa ser reiniciada.
para dst não são ofericidos medicaçoes de primeira linha como as sugerida pelo ministério da sáude ou o CDC de atlanta USA, tente achar na rede doxaciclina e ceftriaxona.
o acompanhamento das crianças não são feitos por pediatras de verdade (residência médica, título de especialista) pois só temos 2 pessoas nesta situação (Dra. claudia e Dr. célio) o resto são clinicos que atendem crianças.
na hiperdia temos 1 cardiologista só na rede, quem toca o programa são os enfermeiros que por sinal foram mal colocados na prova do concurso.
agora tenho que descer a serra pois a estrada foi liberada e tenho pacientes para atender agora as 12:00.
essa sim é a saúde do pebinha!!!
Vamos aos dados:
1 – diminuímos a mortalidade infantil pela metade E MESMO ASSIM AINDA É ALTA
2 – fomos escolhidos como o melhor trabalho de combate a hanseníase no Brasil, POR CAUSA DA ONG MOHAM QUE VEIO E FEZ O TRABALHO AQUI
3 – estamos com quase oito mil partos sem morte materna no Hospital Municipal (o normal é um óbito para cada mil partos); NO MINIMO OBRIGAÇÃO COM A VIDA
4 – sobram vagas para pré-natal na nossa rede, como também para preventivo do câncer de colo do útero. NO ENTANTO O NUMERO DE SIFILIS CONGENITA PROVENIENTE DE UM PESSIMO PRE-NATAL É RECORDE DO PARÁ
5 -Visite o CAPS (Centro de Apoio Psico Social) e veja o apoio às pessoas com transtorno mental; HOUVE MORTES POR SUICIDIO EM PACIENTES DO CAPS FALTA DE APOIO PSICOSOCIAL
6 – também sobram vagas para fisioterapia na nossa rede. ÓBVIO NÃO TEM APARELHOS PARA OS EXERCICIOS E OS QUE TEM SUCATEADOS
7 -Conheça o CTA (Centro de testagem e aconselhamento) onde a população encontra cuidado integral as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). COM UM MÉDICO ATENDENDO POR SEMANA? FAZ ME RIR
8 – Nos postos de saúde funcionam programas como:
– os de hiperdia (apoio integral aos hipertensos e diabéticos); QDO NÃO FALTA AGULHAS
– o CD (crescimento e desenvolvimento) que acompanha as crianças até sete anos de idade, OK
– planejamento familiar, que disponibiliza camisinha, anticoncepcional, DIU, vasectomia e laqueadura. TEM GENTE NA FILA DE ESPERA PARA LAQUEADURA DESDE JULHO E QUE POSTO FAZ ISSO? APENAS 1 OU 2? OU TODOS?
9 -Ninguém precisa mais dormir na fila para conseguir um exame no laboratório GRANDE COISA ISSO NUNCA FOI INDICADOR DE SAÚDE, QUEM GANHA É LABORATORIO CONTRATADO E AMIGO DO PDT
ou um ultra-som. QDO TEM FUNCIONA MESMO
O PROBLEMA NUNCA FOI EVALDO E SIM OS SEUS DIRETORES DO PDT QUE NEM QAULIFICADOS SÃO, AGORA ATÉ MOTORISTA VAI VIRAR CHEFE DE SETOR NA SAÚDE
DESCULPI OS MOTORA
ABRAÇO
No Hospital, quando necessário, transferimos o paciente de UTI aérea para salvar uma vida.
Evaldo meu caro, quem era para divulgar os trabalhos e informar o povo e a imipresa do que esta acontecendo é a ASCOM. As secretarias trabalham para o povo. e a ASCOM trabalha para o governo.. desse jeito não vai.. bota esse povo para trabalhar
Gente, sou testemunha e vejo o dia-dia da saúde, olha que não estou nesse governo, e nem faço parte da politica. Uma coisa é certa, Evaldo faz seus 50% os outros 50%, são os medicos, enfermeiros, enfim todos aqueles que trabalham na saúde. E muitos deles deixam a desejar, existe muita safadesa de alguns profissionais, por isso muitas coisa as vezes não são resolvidas na saúde, alguns funcionários prejudicam a administração do secretário. Mas de 100% depender dele a saúde vai bem.