O Projeto Conciliar, do Tribunal do Trabalho da 8ª Região e, especificamente, a conciliação sobre as horas no percurso, da 1ª Vara Federal do Trabalho de Parauapebas, que tem a frente o MM. juiz federal do Trabalho, Dr. Jônatas Andrade (foto), foi vencedor do I Prêmio Nacional da Conciliação – Tema Paz Duradoura. A cerimônia de escolha se deu hoje (07) no Rio de Janeiro durante o 4º. Encontro Nacional do Judiciário.
O Blogger e certamente todos os mineiros da área do Projeto Carajás, parabeniza a Desembargadora Francisca Formigosa e ao Juiz Titular, Dr.Jonatas Andrade, aos quais cabe todo o mérito, honra e glória pelo brilhante e merecido prêmio.
Dr. Jônatas
Via e-mail, O MM. Juiz do Trabalho, Dr. Jônatas Andrade disse: “ Agradeço, honrado, na parte que me toca, a distinção de tão nobre premiação; Tenho a certeza de que o tributo maior deve ser feito ao Projeto Conciliar, na pessoa responsável pela sua brilhante concepção e execução, a Excelentíssima Senhora Desembargadora Francisca Oliveira Formigosa, e por extensão ao glorioso Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, cujo quadro tenho a honra de integrar há 17 anos; Não olvido, entretanto, que os maiores premiados, por certo, foram os mineiros de Carajás, bem como a comunidade jurídica de Parauapebas e o sistema de Justiça aqui instalado – juízes, advogados, servidores – cada vez mais respeitados e admirados”.
[ad code=3 align=center]
2 comentários em “Projeto Conciliar é o vencedor do I Prêmio Nacional da Conciliação”
Caro Ze Dudu,
aproveito esta boa notícia para externar como cidadäo e gestor de cultura do municipio meus sinceros agradecimentos ao dr. Jonatas Andrade, titular da 1a Vara do Trabalho de nossa cidade, e a todos seus pares.
Para quem näo sabe, um dos frutos da acäo proativa da Justica do Trabalho será a construcäo de um Centro Cultural em Parauapebas, até 2012. Essa e outras duas obras na área de educacäo profissional fazem parte do resultado da conciliacäo que dirimiu o conflito trabalhista sobre as horas in intineres.
A empresa Vale vem demonstrando até aqui atitude diligente no consecucäo da obra do Centro Cultural. Por sua vez, a Prefeitura já definiu a área que será cedida para a implantacäo desse importante equipamento urbano na formacäo de cidadania.
Esta premiacäo vem consagrar um momento histórico certamente ainda näo compreendido em toda sua dimensäo. Inauguramos, gracas ao processo conciliatório, um novo patamar na gestäo do conflito capital-trabalho, inclusive com a ampliacäo conceitual sobre esse mesmo conflito.
Ao introduzir as compensacöes de caratér social, a Justica do Trabalho faz lembrar de forma muita significativa que as contradicöes advindas das relacöes de trabalho envolvem toda a sociedade, näo apenas as partes imediatamente interessadas.
Mais uma vez, parabéns a todos que compöem a Justica do Trabalho em nossa cidade; parabéns aos trabalhadores e seus dirigentes; parabéns às empresas que protagonizaram essa bela página de nossa história.
Cláudio Feitosa
secretário municipal de Cultura