A ex-prefeita de Parauapebas e deputada federal pelo PMDB do Pará, Bel Mesquita (foto) será a secretária nacional de política para o turismo do governo Dilma Rousseff. Bel, que é deputada federal até o dia 31/1, quando encerra-se-a a atual legislatura, só deverá assumir o cargo após o efetivo término do mandato.
A Secretaria Nacional de Políticas de Turismo auxilia na formulação, na elaboração e no monitoramento da Política Nacional de Turismo, de acordo com as diretrizes propostas e os subsídios fornecidos pelo Conselho Nacional de Turismo. Além de monitorar e avaliar a execução dessa política, implementa o modelo de gestão descentralizada do turismo nas suas dimensões gerencial e territorial, alinhando as ações do Ministério do Turismo (MTUR) com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) e os Fóruns/Conselhos Estaduais de Turismo nas 27 Unidades da Federação.
A indicação de Bel Mesquita vem em reconhecimento ao excelente mandato da parlamentar paraense na Câmara Federal no período 2006/2010. A pasta que Bel Mesquita assumirá é a responsável por:
-
Departamento de Estudos e Pesquisas
-
Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo
-
Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico
-
Departamento de Relações Internacionais do Turismo
-
Departamento de Promoção de Marketing Nacional
Nos próximos anos, com o Brasil sediando os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, uma boa administração do turismo será essencial para o aumento das divisas brasileiras e a afirmação do bom nome do país no exterior.
Atualização às 16:45 horas:
Em entrevista ao site Mercado & Eventos, a deputada reconheceu que o Brasil tem um grande potencial turístico ainda a ser explorado. "Sem dúvidas é um grande desafio, ainda mais diante da realização de mega eventos como a Copa e as Olimpíadas, o que nos obriga a nos prepararmos de forma adequada para receber os turistas de forma adequada". Temos uma diversidade de atrativos e precisamos explorar isso para divulgamos esse potencial no mercado doméstico e internacional. Existem segmentos como o turismo de negócios que devem merecer maior atenção", lembrou. Bel Mesquita confirmou que nos próximos dias buscará informações sobre questões relativas a sua pasta. "Temos pela frente a elaboração da nova etapa do Plano Nacional de Turismo com metas até 2014 e a implementação da Lei Geral do Turismo nos diversos setores que abrange", reconheceu.
[ad code=3 align=center]
11 comentários em “Bel Mesquita (PMDB-PA) assumirá a Secretaria Nacional de Políticas do Turismo”
Vejo isso como manobras politicas e não como competencia, se ela tivesse sido compentente como Deputada Federal, tinha sido eleita facilmente como Estadual. Juvenal, post #06 é bom mesmo ela ficar longe, afinal, ela só aparece de dois em dois. Acho q nós só vamos ver ela daqui a dois anos, nas eleições para a prefeitura. Que Deus nos abençoe para que não possamos errar mais outra vez!!! Nunca vi, tanta gente puxando o saco da Bel!!! Misericordia!!!
Vc também não publicou meu comentaria!!! Só porque eu critiquei a Bel Mesquita sua amiga???
Criticar é uma coisa, o que você disse eu conheço como outra coisa.
Não publicou meu comentário porque Zé Dudu?
Deu PROBLEMA de novo, QUEDA de Energia?
ATÉ QUANDO??!!!
AJUDA MUITO QUEM MENOS ATRAPALHA,ficando longe de Parauapebas realmente sou obrigado a concordar,que e a ex deputada Bel Mesquista,ou Salmen,ou etc. etc etc…. nos dará essa honra!!!blogdozedudu e assim, expressamos o que sentimos.
Parabens bel…..boa sorte nesta nova empreitada que vem so coroar o grande trbalho que tem feito pelo povo paraense.
Bel mostrou enquanto deputada federal que tem visão e conhecimento para questões globais, e mais ainda, que a política na esfera federal não permite bairrismo. Se alguém do Peba não considerar a importância da ex-deputada no comando da CPI dos Desaparecidos, é mais um louco que não entende nada de política e pode dar as mãos aos que desgovernam o município. O trabalho na CPI é um trabalho humano e muito difícil, e mexe com esferas do poder que se mostram intocáveis. Parabéns, Bel. E que sua atuação na nova empreitada seja capaz de despertar em nossa população uma nova potencialidade econômica – o turismo ecológico, rural e de aventura – para que a gente possa sair de vez do laço maldoso e mutilante da mineração.
Olá Ze meu amigo, como Parauapebense que sou, estou muito orgulhosa de termos a Deputada Bel Mesquita assumindo um cargo federal de tamanha relevancia, isto se deve ao reconhecimento da competencia e seriedade de um trabalho realizado no decorrer de muitos anos. parabenizo minha amiga Bel e à Parauapebas que brilha no cenário Nacional.
na verdade, esse cargo é um reconhecimento do PMDB pela atuação da deputada na liberação de verbas para ……. Ananindeua, terra comandada pelo filho do cacique Barbalhão. enquanto isso o pebinha fica na mesma…..
Caro Zé, o convite para assumir a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo é o reconhecimento da competência e do trabalho desenvolvido pela deputada Bel Mesquita. Parabéns para a deputada e para o povo de Parauapebas e do Pará que pode ser orgulhar de ter uma representante como a Bel.