Foi realizada entre os dias 3 a 7 de setembro, a tradicional disputa da Taça Cidade de Marabá de Handebol, no feminino e masculino, que contou com a participação de três equipes de Parauapebas. No masculino, o time Vardar Handebol Clube não conseguiu avançar para as fases finais da competição, enquanto que no feminino as duas equipes da cidade, UFHP (União Feminina de Handebol de Parauapebas) e Handpeba, chegaram para disputar a grande final do torneio.
A competição que fez parte dos festejos de comemoração aos 108 anos da cidade de Marabá, foi decidida na manhã desta terça-feira, feriado de 7 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Erlon Carlos Silva, em Morada Nova. A UFHP (União Feminina de Handebol de Parauapebas) e Handpeba (Handebol de Parauapebas), que é um time formado por atletas de alguns municípios, fizeram uma grande final. Melhor para a UFHP que venceu, por 28 a 21, e conquistou o título invicto da temporada 2021.
“Isso reflete ao trabalho que fizemos durante o ano, que foi muito treino, muita paciência na equipe, esforço de cada uma que participou. Isso refletiu todo o resultado. Nós agradecemos a todos os nossos patrocinadores, principalmente o Leandro Gambeta, secretário de esporte e lazer, por todo o apoio que ele vem dando a nossa equipe de handebol, durante todo o período de preparação”, afirmou Nayala Pinheiro, dirigente da UFHP.
O time da União Feminina de Handebol de Parauapebas disputou três jogos na primeira fase dentro do Grupo B da competição, vencendo as equipes de Imperatriz (MA) e Handpeba (PA), e ficando no empate diante da Adena Abaetetuba (PA), em uma partida acirrada que terminou com o placar de 21 a 21. Na semifinal, a batalha dura diante da Esmac (PA), que culminou com a vitória com o placar apertado de 32 a 31 para a UFHP.
Com a campanha invicta na Taça Cidade de Marabá de Handebol, as meninas da UFHP dominaram a seleção da competição escolhida pela organização do torneio. Das sete premiadas, cinco foram da equipe de Parauapebas: Sarah Cena foi eleita a melhor goleira, Camila a melhor central, Maynara a melhor ponta direita, Maysa Neves a melhor ponta esquerda e Ronaira a melhor armadora direita.
“Nós classificamos em primeiro na fase de grupos, fomos para a semifinal com uma grande equipe que é a Esmac e com muita luta e muita força, a gente conseguiu classificar para a final e não foi diferente, um jogo super difícil contra a equipe de Handpeba, em um jogo que foi decidido no final. Não é a toa que esse resultado nos mostrou que saímos com cinco atletas na seleção da Taça Cidade”, disse Nayala Pinheiro.
Por Fábio Relvas / Fotos: Jaynne Mendes