Estão abertas no endereço www.feiradoempreendedorpa.com.br as inscrições para a 9ª Feira do Empreendedor organizada pelo Sebrae Pará e que terá espaços voltados para geração de negócios, um mix de expositores mais diversificado e uma agenda extensa de capacitações como oficinas, palestras, workshops, painéis, encontros e rodadas de negócios. Além do atendimento realizado por parceiros e por analistas técnicos do Sebrae para orientar a respeito de temas que fazem parte do dia a dia do empreendedor, como marketing, finanças, tendências, inovação, legislação, exportação, acesso a crédito entre outros. A entrada e todas as atividades são gratuitas.
A Feira do Empreendedor acontece de 16 a 19 de maio próximo, no Hangar Centro de Feiras e Convenções da Amazônia, em Belém, e a expectativa é de que 30 mil visitantes passem pelo local nos quatro dias de evento. Ocupará um espaço de mais de 8 mil metros quadrados para receber confortavelmente o público e comportar toda a estrutura com mais de 130 oportunidades de negócios ofertadas para aqueles que querem empreender ou melhorar os negócios que já desenvolvem, além de espaços reservados para patrocinadores e instituições parceiras que prestarão serviços de orientação aos empreendedores sobre débitos tributários, registro e legalização de pessoas jurídicas.
Alguns dos principais atrativos da edição 2018 da Feira serão os espaços de modelos de negócios. Nesses locais, os visitantes poderão conhecer, na prática, como funciona a operação de negócios de diferentes ramos. Esses estandes temáticos serão divididos entre os seguintes segmentos: Oficina Modelo (Reparação Veicular), Minimercado
(Varejo Alimentar), Experiência Gastronômica (Alimentação fora do Lar) e Loja de Moda Virtual (Varejo de Moda).
Os Microempreendedores individuais (MEIs) continuarão a ter atenção especial, assim como aqueles visitantes que procurarem o atendimento do Sebrae Pará, que contará com um time de consultores especializados para fazer um atendimento personalizado.
Algumas novidades da Feira este ano
Arena e-commerce
Experiência interativa que os visitantes terão com marketplaces e outras instituições mostrando todos os aspectos para montar e gerir uma loja virtual, desde a composição de custo até o atendimento remoto.
Terruá amazônico
Espaço destinado à exposição de produtos de 32 empresas dos segmentos da agroindústria e artesanato apoiados pelo AI Invest. Esse espaço foi concebido com base em um conceito de produtos oriundos da terra.
Clinica Empresarial
Espaço em que os empresários terão a oportunidade de receber um diagnóstico rápido do seu negócio com a identificação de dificuldades e pontos de melhoria, conhecer produtos ofertados pelo Sebrae.
Inteligência de Mercado
Espaço destinado à disponibilização de boletins, estudos, pesquisas de mercado de forma interativa.
Sebrae Lab
Espaço colaborativo e multifuncional destinado à inovação, criatividade, coworkíng, mentoria para startups, pitches, pequenos negócios e troca de experiências para apoiar negócios voltados ao mercado digital e de base tecnológica, a partir do desenvolvimento de ideias inovadoras e remodelagem de negócios.
MODELOS EM DESTAQUE
Oficina Modelo (Reparação Veicular)
Os visitantes que passarem pelo local conhecerão o formato ideal para montar uma oficina mecânica, com equipamentos básicos, novidades tecnológicas, formatos de interação e relacionamento com cliente, aplicação de normas técnicas, parcerias importantes.
Loja de Moda Virtual
Partindo de uma experiência interativa, os visitantes conhecerão cada detalhe de uma loja modelo do ramo por meio de óculos de realidade virtual 3D. A proposta do espaço será apresentar as técnicas de visual merchandising, ou seja, a disposição adequada de materiais para atrair o consumidor e concretizar vendas.
Minimercado (Varejo Alimentar)
Espaço em que os visitantes conhecerão um mercado de vizinhança e receberão um plano de negócios que apresentará desde o investimento inicial para implantação, passando por equipamentos necessários e conhecendo aspectos como gestão de estoque produtos, categorias, atendimento e mix de produtos.
Experiência Gastronômica
Espaço destinado a mostrar aos visitantes interessados em empreender com o segmento de Alimentação Fora do Lar a proposta baseada no Food Trends 2020 com foco nos eixos temáticos: Sensorialidade e Prazer, Saudabilidade e Bem-Estar, Confiabilidade e Qualidade, Sustentabilidade e Ética, Experiência Gastronômica.
Capacitações: Negócios Digitais, Empreendedorismo e Educação Empreendedora, Estratégia e Gestão, Inovação e Sustentabilidade e Tendências e Oportunidades de Negócios.
Marabá
De acordo com o diretor Regional do Sebrae, Marcelo Araújo, qualquer empreendedor pode participar do evento que, em 2017, contou com 25.507 visitantes, 22.433 dos quais participaram dos cursos e oficinas de capacitação oferecidos gratuitamente durante o evento, e rendeu R$ 33.754.000 em negócios. Este ano, além de esperar a presença de 30 mil visitantes o Sebrae Pará estima que R$ 38 milhões em negócios serão realizados.
Em Marabá, o Sebrae atende a micro e pequenos empresários e MEIs de 17 municípios da região, que diariamente buscam consultoria, capacitação e orientações com os técnicos da instituição. “Estamos sempre de portas abertas e prontos a auxiliar esse importante segmento da economia”, afirma Marcelo.
Por Eleutério Gomes – Correspondente em Marabá, com informações do Sebrae