Corrida de São Sebastião, que este ano ocorre pela 15ª vez, é promovida pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Semel, com apoio da Paróquia de São Sebastião, é um evento oficial pertencente ao calendário municipal de eventos esportivos, alusivo às festividades de comemoração ao Dia do Padroeiro do município, ocorrendo todos os anos no dia 20 de janeiro.
A competição tem em sua organização a participação da Pastoral da Juventude, Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão – Semsi, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte – DMTT, Secretaria Municipal de Saúde – Semsa; Assessoria de Comunicação Social – Ascom, Secretaria Municipal de Urbanismo – Semurb, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar e Guarda Municipal.
O evento visa estimular a comunidade em geral à prática da atividade corrida de rua em busca de uma melhor qualidade de vida e ainda em comemoração à festa religiosa católica do padroeiro. Trata-se de uma corrida com aproximadamente 7 km para as categorias: Masculina, Feminina e Especial (Deficientes Visuais); e 2,5 km para a categoria Especial (Cadeirantes). A largada ocorrerá pontualmente às 06h30.
Categorias, inscrições e percursos
Este ano haverá espaço na corrida para as seguintes categorias: Categoria Única – Visitantes Masculino e Feminino (exclusiva aos residentes e/ou domiciliados eleitoralmente fora do município de Parauapebas para todas as faixas etárias de idade);
Categoria Atletas Locais de 16 a 29 anos: Masculino e Feminino (exclusivo aos domiciliados eleitoralmente em Parauapebas);
Categoria Atletas Locais de 30 a 39 anos Masculino e Feminino: (exclusivo aos domiciliados eleitoralmente em Parauapebas)
Categoria Atletas Locais de 40 a 49 anos Masculino e Feminino: (exclusivo aos domiciliados eleitoralmente em Parauapebas)
Categoria Atletas Locais de 50 anos acima Masculino e Feminino (exclusivo aos domiciliados eleitoralmente em Parauapebas);
Categoria Atletas Locais Especial – Cadeirantes (exclusivo aos domiciliados eleitoralmente no município de Parauapebas);
Categoria Atletas Locais Especial – Deficientes Visuais (exclusivo aos domiciliados eleitoralmente no município de Parauapebas).
Na categoria masculino, categoria feminino e categoria especial (deficientes visuais), a largada será na PA 275 (em frente à empresa Portal Temper, próximo ao Partage Shopping) e terá como percurso a PA-275, Rua E, Rua 10, Rua D, com chegada na Igreja São Sebastião, no Bairro Cidade Nova.
Já na categoria especial (cadeirantes), a largada será na PA-275 (em frente à Rua do Comércio, seguindo o mesmo percurso até a Igreja São Sebastião, onde a corrida será encerrada oficialmente 01h30min (uma hora e meia) após a chegada do primeiro colocado geral.
Por recomendações dos organizadores, os participantes deverão estar no local de largada com pelo menos 30 minutos de antecedência, ocasião que serão dadas as instruções finais pelo cerimonial. Sendo obrigação do participante inscrito na 15ª Corrida de São Sebastião ter o conhecimento do percurso e cumprir o trajeto em sua totalidade; além do uso do número de peito, sendo que qualquer rasura do número implicará em sua desclassificação.
Para todas as categorias as inscrições estão abertas desde o dia 7, segunda-feira e encerram às 23h59h (horário de Brasília) do dia 17, quinta-feira, por meio do site Central da Corrida (www.centraldacorrida.com.br/15corridasaosebastiao).
Para o atleta local, de 16 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 anos acima feminino/masculino e categoria especial deficientes visuais/cadeirantes, informar no ato da inscrição no site, o número de inscrição, zona e seção do seu título de eleitor (lembrando que a condição para inscrição nas categorias locais é de que o atleta seja domiciliado eleitoralmente no Município de Parauapebas/PA).
Será verificada junto à comissão organizadora a veracidade dessas informações, sendo passível de cancelamento da inscrição, o atleta que apresentar algum dado inconsistente com o documento que deverá ser apresentado na retirada do kit pelo atleta.
O evento tem caráter beneficente, por isso, para a inscrição serão necessários oito quilos de alimentos não perecíveis que deverão ser entregues no momento da retirada do kit da prova (camiseta, chip, manual de utilização do chip, número de peito, senha e alfinetes de fixação).
Já os atletas que inscreverem-se nas categorias locais, terão de, obrigatoriamente, apresentar na retirada do kit o título de eleitor do município de Parauapebas. Caso contrário, estes ficam impossibilitados da retirada do kit e consequentemente de participar da prova.
Premiação
Os classificados do 1º aos 3º lugares de cada categoria ‐ inscritos na corrida, serão premiados com medalhas diferenciadas. Já a premiação especial se dará da seguinte forma:
A premiação será efetuada mediante depósito na conta bancária feito pela Prefeitura Municipal de Parauapebas – Secretaria de Esporte e Lazer – Semel aos atletas vencedores de cada categoria; porém o depósito só será efetuado, apenas, na conta bancária do próprio favorecido.
Para os melhores colocados em cada categoria serão pagos valores de:
1º Lugar – R$ 600,00; 2º Lugar – R$ 400,00; e 3º Lugar – R$ 300,00.