Abertas as inscrições para o curso de vigilância do desenvolvimento infantil da SPP

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A Sociedade Paraense de Pediatria (SPP) abriu inscrições para a realização do I Curso de Vigilância do Desenvolvimento Infantil, que acontecerá de março até junho próximo, e tem como objetivo proporcionar conhecimentos necessários para médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais em saúde pública ou privada que lidam com as crianças nesta faixa etária e que recebem cuidados destes profissionais.

De acordo com a presidente da Sociedade Paraense de Pediatria, Amira Figueiras, os primeiros anos de vida do recém-nascido são fundamentais para a estruturação saudável da personalidade do ser humano. “É nesta fase que o tecido nervoso mais cresce e desenvolve-se, estando, portanto, mais susceptível aos agravos infantis, os quais podem deixar sequelas que penalizarão o individuo ao longo de toda sua vida”, explica a médica.

Segundo a presidente da SPP este é o momento ideal para o estabelecimento de condutas e hábitos saudáveis que poderão prevenir considerável número de doenças que acometem o indivíduo na idade adulta. “Devido à plasticidade cerebral, é também o período ideal para estimular áreas cerebrais que poderão suprir áreas lesadas por motivos diversos. Além disso, é necessário que os profissionais que lidam com esta faixa etária tenham conhecimentos sobre o crescimento e desenvolvimento normal da criança, principais fatores de risco que podem interferir nesta etapa da vida, como identificá-los precocemente e como proceder diante da sua presença”, alerta Amira.

MÓDULOS

As inscrições podem ser feitas na sede da instituição, Rua dos Pariquis, nº 2.999, sala 1304, no bairro da Cremação. O curso será composto por quatro módulos, terá carga de 60 horas e as aulas serão ministradas uma vez por mês, entre março e junho, de 2 a 5ª feiras, de 18 às 22 horas, na sede Sociedade Paraense de Pediatria.

Entre os temas tratados nos módulos estão a definição do que é fazer a vigilância do desenvolvimento infantil, conhecer os fatores de risco para o desenvolvimento do recém nascido, a psicopatologia do desenvolvimento e os seus distúrbios, tais como autismo e a Síndrome de Asperger.

Fazem parte ainda dos módulos o debate sobre as crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, com convulsão, criança hiperativa e com dislexia. Será debatida também a vigilância do desenvolvimento no contexto da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI).

METODOLOGIA

A metodologia a ser utilizada no curso será baseada na problematização, com discussão de casos clínicos, seguida de exposição teórica, finalizada com avaliação pratica. “Teremos 12 horas de prática em vigilância do desenvolvimento para cada turma de 15 alunos, com abordagem de crianças com desenvolvimento normal, recém-nascidos de risco, crianças com atraso e distúrbios no desenvolvimento, tais como autistas, portadores de síndromes genéticas e erros inatos do metabolismo”, antecipa Amira.

Neste sentido, acentua a presidente da SPP, “fortalecer o conhecimento dos profissionais e acadêmicos que atuam no setor publico ou privado com o desenvolvimento infantil é proporcionar à criança nesta faixa etária condições dignas de vida é preparar as novas gerações para tornarem-se melhores cidadãos de uma sociedade mais justa e evoluída”.

Os participantes receberão o Manual de Vigilância do Desenvolvimento Infantil no contexto da AIDPI para crianças de zero a 6 anos, um kit instrumental para avaliação do desenvolvimento infantil e textos da literatura sobres os temas a serem abordados.

Fonte: Jornalista Free-Lancer Kid dos Reis

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