Na noite da última segunda-feira, 21, foi realizada a abertura da I Semana Jurídica de Parauapebas, no auditório do Centro Universitário. Aproximadamente 150 pessoas participaram do painel de discussões que inaugurou as chamadas noites jurídicas. O tema principal do evento, Direito e Cidadania, foi discutido sob o aspecto do acesso à justiça.
Para o professor Élcio Aláudio, doutor em Direito e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento tem importância fundamental. “Essa é a terceira turma e estamos realizando a primeira semana no município. É um momento importante de aprendizado não só para os acadêmicos, mas para os profissionais e a comunidade”, disse.
Na plateia, o Dr. Hélio Moreira, doutor em Ciências Sociais e professor de Direito Penal da UFPA, se dirigiu diretamente aos alunos de Ensino Médio presentes no evento. “No Brasil, o acesso à justiça não é igual para todos. Lutem pelos seus direitos. Não esperem que os seus direitos vão ser defendidos graciosamente”, alertou.
O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Ivanaldo Braz, disse que o evento é uma forma de aproximar a comunidade do universo jurídico para que possam ter acesso efetivo aos seus direitos. “a população precisa do acesso à justiça. Por isso temos que debater sobre esses temas que fazem parte do cotidiano do município e serão discutidos aqui.
Além do diretor da faculdade, participaram do painel de abertura o Juiz de Direito, Líbio Moura, o Defensor Público, Rafael Barra, O presidente da subseção de Parauapebas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Deivid Benasor, e a Juíza do Trabalho, Giovanna Morgado. O painel desta terça-feira, 22, começa às 19h30 e irá discutir Responsabilidade Fiscal e Improbidade Administrativa.