A sexta rodada do Campeonato Paraense de 2023 movimentou quatro jogos neste sábado (11). Logo pela manhã, a Tuna Luso recebeu o São Francisco, no Estádio Francisco Vasques, o Souza, em Belém. Já pela tarde, o Itupiranga encarou o Castanhal na Arena Crocodilo, em Itupiranga. À noite, o Águia mediu forças contra o Caeté no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá, enquanto que o Clube do Remo, único 100% no Parazão, enfrentou o Tapajós, no Estádio Evandro Almeida, o Banpará Baenão, na capital.
Tuna e São Francisco
Após perder o clássico diante do Clube do Remo, a Tuna Luso Brasileira entrou em campo diante do São Francisco pressionada. O time de Santarém, não quis nem saber de conversa e foi para cima da Águia Guerreira. Após lançamento, Diego Borges apareceu livre dentro da área e não perdoou, aos dez minutos do primeiro tempo, abrindo o placar para o Leão Santareno.
Após lambança dentro da área cruzmaltina, o zagueiro David cometeu pênalti. Jordan cobrou, a bola bateu no chamado “montinho artilheiro”, e passou por cima do goleiro Jader, aos 16 minutos ainda do primeiro tempo, 2 a 0 São Francisco. Apagada em campo, a Tuna conseguiu apenas descontar, com o gol de cabeça do atacante Welthon, aos 37 minutos do segundo tempo. Placar final: Tuna 1 x 2 São Francisco.
Itupiranga e Castanhal
As duas equipes entraram em campo na Arena Crocodilo precisando pontuar: o Itupiranga para tentar sair da incômoda lanterna, e o Castanhal queria se aproximar ainda mais do topo da tabela e da classificação. Quem abriu o placar foi o Crocodilo, com o gol do meia Lukinhas, aos 15 minutos do primeiro tempo. Ainda na primeira etapa, o Japiim da Estrada empatou com o tento assinalado por Pedro Gabriel, aos 34 minutos. Só que aos 47 minutos do segundo tempo, Cléber Pereira marcou o segundo gol do time da casa. Placar final: Itupiranga 2 x 1 Castanhal.
Águia e Caeté
O Águia começou na pressão e marcou com Balão Marabá, logo aos três minutos, 1 a 0 Azulão, para a festa da torcida no Estádio Zinho Oliveira. Buscando a vice-liderança do Parazão, a equipe marabaense voltou a marcar, com Luan Santos, aos 30 minutos, 2 a 0. As duas equipes pouco produziram no segundo tempo e o resultado foi favorável ao time de Marabá. Placar final: Águia 2 x 0 Caeté. O Azulão somou 13 pontos e momentaneamente é vice-líder do Campeonato Paraense.
Remo e Tapajós
Embalado, o Remo começou o jogo em cima e foi logo marcando. Jean Silva recebeu na direita e chutou cruzado, a bola desviou na defesa do Tapajós e foi parar no fundo do barbante, aos cinco minutos, Leão 1 a 0. O Boto tentou em uma cobrança de falta de Léo Rosas, mas a bola desviou na zaga remista e foi para escanteio. O Remo quase ampliou depois que Kanu recebeu lançamento, mas acabou se atrapalhando no lance; o goleiro Conrado conseguiu interceptar e fazer o corte.
Novamente o Leão com Kanu, que se livrou da marcação e chutou para fora. O Remo chegava com facilidade. Jean Silva tocou para Rony, que disparou forte e a bola passou muito perto da meta do goleiro Conrado. O Tapajós tentou o empate, depois que Neverton recebeu lançamento e tocou por cima do goleiro Vinícius. No segundo tempo, Pablo Roberto roubou a bola da defesa, e chutou, o atacante Jean Silva deu uma de zagueiro e salvou o gol de seu companheiro, o que seria o segundo tento remista na partida.
Em uma bola na área do Leão, a defesa bateu de cabeça e Hudson quase empatou o jogo para o Tapajós. O Remo voltou às redes adversárias: Jean Silva dominou uma bola pelo meio, entortou dois marcadores e chutou com categoria, aos 23 minutos, 2 a 0 Leão Azul para a festa do Fenômeno Azul. Em mais uma tentativa azulina, Pingo cruzou da direita e Fabinho cabeceou para fora. Placar final: Remo 2 x 0 Tapajós. O Leão Azul chegou a incrível marca de nove vitórias em nove jogos, o único 100% do Brasil.
Por Fábio Relvas