Abertura do Copão de Futsal levou grande público ao ginásio poliesportivo de Parauapebas

Todas as 106 equipes desfilaram na quadra para o pontapé inicial do maior Copão de todos os tempos

Continua depois da publicidade

Uma das mais aguardadas e tradicionais competições do esporte de Parauapebas teve início na noite desta quarta-feira, 19. A 17ª edição do Copão de Futsal começou em grande estilo com o desfile de todas as 106 equipes que vão iniciar a competição, onde perfilaram pela quadra do Ginásio Poliesportivo Islander Souza, no bairro Beira Rio. No total, 94 equipes no masculino e 12 no feminino vão brigar pelo título do maior Copão de todos os tempos. 

“Parauapebas está de parabéns. Os desportistas vêm nos procurando, sabem que esse evento é o mais importante desse semestre e a gente não poderia deixar de fazer esse evento. A Semel está de parabéns. Eu quero dizer a toda população de Parauapebas que esse é um dos maiores eventos do sul e do sudeste do estado do Pará e olha lá se não for o maior Copão de Futsal”, afirma Ricardo Lima, secretário de Esporte e Lazer. 

A competição é uma inciativa da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que vem apoiando todas as modalidades, visando fortalecer o esporte ainda mais dentro do município. O Copão de Futsal é democrático, onde agrega diversos valores dentro da competição. Pelo segundo ano consecutivo, o time indígena Kawa vai participar do torneio, tanto no masculino quanto no feminino.

“Vai ser a nossa segunda participação no Copão aqui no município de Parauapebas. Hoje viemos participar. Já reforçamos o nosso time e se Deus quiser a gente vai passar e ir mais longe”, diz Bekroiti Xikrin, atleta do Kawa, que ano passado conseguiu chegar até a segunda fase da competição.

A partida de abertura do Copão envolveu o duelo feminino entre as equipes do Popular I e do Nacional. O time do Popular não tomou conhecimento do adversário e goleou pelo placar de 4 a 0. Estefany Luara, que atua como fixa da equipe vencedora, foi a destaque da partida de estreia que garantiu a classificação para a segunda fase. A atleta acha importante a competição para quem está começando no futsal.

“O Copão, ele é uma das competições mais esperadas para jogadoras novas que vêm iniciando a sua carreira. Porque o Municipal de Futsal feminino ele já é um pouco mais avançado e o Copão é uma oportunidade para as novas jogadoras da cidade estarem dando seu melhor e se destacando, até mais”, destaca Estefany.

O Copão de Futsal vai seguir com jogos nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 19h, com partidas simultâneas em dois ginásios: o poliesportivo Islander Souza, do bairro Beira Rio, e no ginásio do bairro Novo Brasil. A final está prevista para o dia 15 de julho, no Islander. A 17ª edição traz uma novidade que vai agradar a todos os times, com três equipes subindo para a segunda divisão e a criação da terceira divisão com vagas para o 4º ao 13º colocado.

“A novidade do Copão é que vamos classificar 10 times para a terceira divisão do Campeonato Municipal. Isso já vem de muito tempo, a gente criando essa ideia, e graças a Deus o nosso secretário abraçou a ideia com a quantidade de times que está dando em todos os copões e a partir de 2024 teremos a terceira divisão”, explica Dinho Marcos, coordenador de esporte da Semel.

Por Fábio Relvas / Fotos: Lenno Costa e Orion Lima