Uma ação da Polícia Militar do Estado do Pará com apoio da Polícia Civil realizou, na manhã desta terça-feira, 5, a maior apreensão de armamentos do tipo fuzil, no estado. Ao todo, foram apreendidos 16 fuzis AK-47 que eram transportados em uma embarcação vinda do Suriname. Durante a ação, quatro homens foram presos em flagrante. Conforme a polícia, as equipes interceptaram o barco, a 5 quilômetros de distância do rio Maratauíra, às proximidades do município de Abaetetuba, Baixo Tocantins. Só em 2024, o estado já chega a 22 fuzis apreendidos.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca, a ação integrada feita pelas polícias do estado, resultou na maior apreensão de fuzis feitas no Pará, nos últimos oito anos. “Isso mostra que todo o trabalho que vem sendo feito pelas forças de segurança resulta na desarticulação do crime organizado, inibindo e coibindo a criminalidade no Pará. Todo nosso trabalho integrado tem garantido resultados positivos e o maior enfrentamento à criminalidade, já alcançada pelo estado”, ressaltou ele.
Apreensão
Após denúncia anônima, uma equipe do 31º Batalhão da Polícia Militar, de Abaetetuba, saiu em rondas pela malha fluvial da cidade e identificou a embarcação de nome Beto vinda do Suriname, com destino àquele município. Na embarcação foram encontrados 13 fuzis 556, e mais 3 fuzis 762, além de munições. Os armamentos e as munições foram encontrados dentro de cilindros. Na ação, 4 homens que estavam na embarcação foram presos em flagrante.
O comandante da Polícia Militar do Pará, Dilson Júnior, destaca que o sucesso da ação é fruto de um trabalho integrado da PM com a Polícia Civil, resultando na retirada desses fuzis das mãos dos criminosos e evitando muitos crimes.
“Trabalhamos por todo o Estado, com objetivo de reduzir a criminalidade, desarmando as organizações criminosas, e principalmente, sabendo que após a apreensão dessas armas de grosso calibre, estamos realizando mais uma conquista positiva, de forma integrada, para combater cada dia mais os crimes e garantir sempre mais segurança para todo o povo do Pará”, destacou.,
Todo o material encontrado foi encaminhado à Unidade de Polícia Civil de Abaetetuba e será periciado pela Polícia Científica do Estado. Os quatro homens passam por procedimentos cabíveis e vão responder pelos crimes de associação criminosa, porte ilegal de armas e munições de fogo, além de contrabando. As equipes policiais seguem na busca pelo dono da embarcação.
“O êxito dessas prisões é resultado de um trabalho intenso e contínuo da Polícia Civil em conjunto com todas as forças de segurança do Pará, que atuam em prol da ordem pública e bem-estar da sociedade paraense”, disse o delegado geral de Polícia Civil, Walter Resende.
(Fonte: Agência Pará)