Ação rápida da PM impede assalto a banco, do tipo “vapor”, em Canaã

A colaboração da população, munindo a guarnição de informações a cada meia hora, foi valiosa no Plano de Defesa

Continua depois da publicidade

A ação rápida de policiais militares do 17º Pelotão, com quartel em Canaã dos Carajás, evitou, na madrugada de sábado (25), ataques a agências bancárias da cidade na modalidade “vapor” ou “novo cangaço”. A ação começou por volta das 2h30, quando uma guarnição em ronda recebeu chamado de uma moradora do Bairro Flor de Lis, relatando que ouviu um barulho muito forte em frente à casa dela, na Rua S9. Ao chegar ao local, os policiais escutaram estampido de arma de fogo de grosso calibre, que partiu da direção do Bairro Jardim Europa. Imediatamente, a guarnição iniciou buscas a fim de verificar o que estava ocorrendo.

Meia hora depois, por volta das 3h, um vigilante noturno informou à guarnição que ouviu estampidos de três disparos nas proximidades de um supermercado do Jardim Europa e, em seguida, viu uma caminhonete prata com quatro homens dentro do veículo e mais quatro na carroceria, os quais passaram na Avenida Nascimento, portando uma arma longa.

Pelas características e pelo comportamento dos indivíduos os policias perceberam que estava em curso o início de um assalto a banco, semelhante a outros que têm acontecido na região, e, imediatamente comunicaram ao comando do 17º Pelotão, que colocou em prática um Plano de Defesa, solicitando imediatamente o apoio do comando do 23° BPM (Batalhão de Polícia Militar), de Parauapebas, ao qual é subordinado.

Por volta das 03h20, o vigilante do Fórum informou ter ouvido dois disparos de arma de fogo da direção da Rua Tocantins, no Bairro Vale dos Sonhos e, logo depois avistou uma caminhonete prata com quatro pessoas dentro do veículo e mais outras na carroceria, seguida por Corolla prata. Eles passaram na avenida em frente ao Fórum e seguiram em rumo ignorado.

 Os gerentes dos bancos foram contatados, pois poderiam ser alvos de assalto na modalidade “sapatinho”, porém, não havia alterações nesse sentido.

Após as medidas preventivas da guarnição de Canaã, com apoio do GTO e da guarnição da Ronda Rural de Parauapebas, ocorreram buscas pela cidade e próximo aos bancos, porém nenhum suspeito foi encontrado.

Por volta das 6hrs na Rua Tocantins, Bairro Vale dos Sonhos, um morador informou que seu portão havia sido arrombado. Ao verificar foi constatado que o arrombamento havia sido feito por disparo de arma de fogo, possivelmente pelos indivíduos que estavam na caminhonete prata. As guarnições permanecem em Canaã dos Carajás, como medida preventiva.