A sexta-feira (21) foi mais um dia em que os serviços públicos deixaram os prédios-sede e foram até a comunidade. Dessa vez os beneficiados foram os moradores da Vila Ouro Verde, distante aproximadamente 38 quilômetros de Canaã dos Carajás. Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com as secretarias de Saúde, Trânsito e Transporte, Meio Ambiente, Educação, Habitação e Desenvolvimento e Produção Rural, a Ação Social Intersetorial levou diversos serviços gratuitos à comunidade.
As famílias daquela localidade foram atendidas com cadastramento no Bolsa Família, emissão de primeira identidade para crianças e adolescentes, corte de cabelo, consultas pediátricas, consultas clínicas, vacinações, distribuição de medicamentos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, orientações jurídicas, distribuição de mudas, além de palestras sobre trânsito e meio ambiente.
A Funcel (Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), realizou atividades envolvendo as crianças com o projeto “Brincadeiras de Rua”, onde atividades como elástico, bambolê, corrida no saco e travinha são resgatadas entre os mais jovens. “Essa ação é muito importante para todos nós e, principalmente, para essas famílias que são atendidas aqui. Todas as secretarias saíram de seus prédios para trazer os atendimentos até a comunidade. Nós percebemos a necessidade de atender essas pessoas aqui, já que há uma longa distância até o centro da cidade”, explicou Ronaldo Araújo, secretário de Desenvolvimento Social.
Os atendimentos foram realizados na Escola Municipal Carlos Henrique. No dia 26 de outubro, será a vez dos moradores da Vila Planalto serem beneficiados com o mutirão.